Com a maior temporada de cruzeiros dos últimos 10 anos, segundo dados da Prefeitura de Santos, a cidade se tornou atrativa também para os chamados “turistas de um dia”, os quais buscaram hospedagem nos hotéis da região visando se planejar da melhor forma para o embarque no Terminal Marítimo de Passageiros, o que criou uma demanda inédita no destino.
Uma das causas desta nova modalidade de hospedagem se dá pelo exame obrigatório da Covid-19 que todos os passageiros são obrigados a fazer 24 horas antes de cada embarque. Com isso, os hotéis da região acabaram se beneficiando de uma demanda anteriormente inexistente, o que foi muito comemorada pela rede hoteleira, já que após o Réveillon a tendência das ocupações é sempre de queda.
Um dos hotéis beneficiados neste novo estilo de hospedagem, o Comfort Hotel Santos estima que, em dias que antecedem saídas de cruzeiros da cidade, 40% das reservas são para hóspedes que irão embarcar. Uma das comodidades que o local oferece é exatamente auxiliar os hóspedes principalmente no momento do exame, já que o hotel faz o contato com as clínicas autorizadas a realizar esse tipo de procedimento.
O gerente geral do Comfort Santos, Rodolpho Hesselbach, comenta que, nos anos que antecederam à pandemia, não existia essa demanda. “Não tínhamos conhecimento de que em nenhuma temporada de cruzeiros existisse essa procura, e foi surpreendente o número de pessoas que se hospedaram na cidade um dia antes de embarcarem nos cruzeiros”, ressalta Rodolpho.
A hospedagem antecipada em hotéis se torna também uma boa opção para aqueles turistas que vêm de longe. “Muitos comentaram que estavam se hospedando para poder descansar e se preparar para a verdadeira maratona de atividades que existem a bordo dos mais diversos cruzeiros que saem aqui do porto de Santos, principalmente nas viagens temáticas, que contam com shows e apresentações quase todos os dias”, comenta o gerente.
Para o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SINHORES) da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Heitor Gonzalez, esse formato deve se consolidar ainda mais nos próximos anos. “Percebemos que os turistas de um dia encontraram maior tranquilidade para poder embarcar se hospedando antecipadamente. E isso deve se tornar uma tendência também para as próximas temporadas. Além disso, há aqueles que procuram ficar hospedados na região no retorno, aproveitando ainda mais os atrativos turísticos da Baixada Santista”, conclui o representante do setor hoteleiro.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Arquivo Prefeitura Municipal de Santos