Ícone do site Qual Viagem

Santiago: o melhor da metrópole chilena

Foto por Patrícia Chemin

Com o panorama dos Andes nevados como moldura, Santiago é um dos centros urbanos mais interessantes da América Latina. Com muita história e vida cultural intensa, a capital do Chile tem também uma cara moderna, com gastronomia e hotelaria de primeira qualidade.

Santiago é aquela típica metrópole, bem agitada entre a vida cultural e a empresarial. O Chile tem o maior IDH da América Latina, e a alta qualidade de vida é visível em Santiago. As ruas são limpas mesmo no centro da cidade, os prédios públicos são bem cuidados e tudo é muito organizado. Há ainda baixos índices de criminalidade, especialmente quando comparamos a outros grandes centros urbanos da América Latina.

Foto por Divulgação Sernatur

Além de ser a porta de entrada para o Chile, com voos para todos os cantos do país, Santiago tem uma localização privilegiada, sendo muito vantajoso aproveitar a cidade como base para passeios pela região. Em questão de uma ou duas horas de carro você pode chegar ao litoral (onde estão as famosas Valparaíso e Viña del Mar), aos Andes (com uma série de estações de esqui próximas, como Valle Nevado, Farellones e El Colorado) e a regiões vinícolas, com destaque para o Valle del Maipo.

Muitas pessoas optam por se hospedar em Santiago e fazer passeios de bate e volta para todos esses locais. As distâncias são tão curtas que os chilenos costumam dizer que, em um mesmo dia, é possível esquiar nos Andes de manhã e surfar no Oceano Pacífico à tarde. Mesmo se a sua ideia for seguir para destinos mais afastados, seja no sul ou no norte do Chile, vale dedicar alguns dias da sua viagem para conhecer Santiago.

Foto por Divulgação Sernatur

As principais atrações turísticas se concentram entre o centro da cidade, a partir da Plaza de Armas, onde estão prédios históricos, parques e museus, e Las Condes, na zona leste. O horizonte de Santiago é dominado por uma paisagem que não cansamos de admirar e segue arrancando suspiros: os imponentes Andes tão próximos, cujos topos estão sempre cobertos de neve e, pela manhã, são rodeados por uma camada espessa de neblina. Nos dias mais secos, o pôr do sol é belíssimo, colorindo o céu e as montanhas em tons de laranja, rosa e vermelho. É com esse cartão de visita que Santiago vai te receber de braços abertos.

Centro histórico e arredores

Para conhecer o centro histórico de Santiago, a Plaza de Armas é um bom ponto de partida. Sempre movimentada, ali ficam a Catedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional. Você também estará a poucos passos de distância do Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana e do antigo Congresso Nacional do Chile, um imponente palácio de estilo neoclássico.

Foto por Divulgação Sernatur

Outro importante cenário da história chilena fica bem perto dali: é o Palácio de La Moneda, sede da Presidência da República do Chile. Foi nesse edifício onde ocorreu a derrubada do governo de Salvador Allende com o golpe militar em 1973. Você pode conhecer o palácio em uma visita guiada mediante agendamento, ou então conferir a cerimônia da troca da guarda. O local ainda conta com um centro cultural com exposições temporárias.

Foto por Divulgação Sernatur

La Moneda fica junto à Av. Libertador Bernardo O’Higgins, uma das principais artérias de Santiago, repleta de imponentes edifícios, como a Biblioteca Nacional do Chile e o Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM). Por ali, vale conhecer também o Cerro Santa Lucía. O topo deste morro foi o local que o conquistador espanhol Pedro de Valdivia escolheu para a cidade de Santiago ser fundada, em 1541. Depois, foi construído ali o Castillo Hidalgo para vigiar a região durante o período colonial. Atualmente, o Cerro Santa Lucía é uma atração turística e conta com trilhas, mirantes, jardins e terraços. Prepare as pernas para a subida – mas a vista faz o esforço valer a pena.

Foto por Divulgação Sernatur

Ainda na região do centro estão o Mercado Central, onde você pode provar a famosa centolla (caranguejo gigante típico do Chile) e outras delícias da gastronomia chilena, e o Museu Nacional de Belas Artes. O centro de Santiago também é repleto de restaurantes, lojas e galerias que lembram muito aquelas do centro de São Paulo, além de vendedores ambulantes. É um ótimo lugar para passear a pé, com várias ruas só para pedestres, como o Paseo Ahumada.

Foto por Divulgação Sernatur

Também na região central, Bellavista é um bairro boêmio de Santiago, com muitos bares e casas noturnas, além de restaurantes e cafés. Para conferir esse movimento, uma boa opção é o Patio Bellavista, uma espécie de shopping a céu aberto, com destaque para a parte gastronômica. Por todos os lados de Bellavista você encontra lojas que vendem joias feitas com lápis-lazúli, uma pedra de um azul intenso encontrada em poucos lugares do mundo – sendo um deles o Chile. No mesmo bairro também está La Chascona, antiga casa do poeta Pablo Neruda. Hoje funciona como museu com visitas guiadas.

Foto por Divulgação Sernatur

Outra área boêmia e artística que caiu no gosto de turistas e locais é o bairro de Lastarria, repleto de restaurantes moderninhos e hotéis boutique. Fica entre o centro histórico e Providencia, aos pés do Cerro Santa Lucía.

Foto por Divulgação Sernatur

Santiago tem uma rede de metrô que atende bem quem quer passear pela cidade. Dá para completar o roteiro pelos principais pontos turísticos de Santiago se deslocando apenas de metrô e a pé. Mas, caso você não tenha muito tempo disponível, uma boa opção é o Big Bus Tour da Turistik. A empresa tem uma frota daqueles clássicos ônibus vermelhos de dois andares que atravessam um circuito entre o centro e o leste de Santiago. Os ônibus da Turistik fazem 10 paradas em pontos estratégicos pelo caminho, e você pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser (hop-on / hop-off) no mesmo dia. Os veículos contam ainda com um canal de áudio, que transmite informações sobre os locais visitados – há opção em português e você recebe fones de ouvido para acompanhar.

Providencia

Seguindo para o leste a partir do centro está Providencia, região que se desenvolveu a partir dos anos 80 como uma espécie de centro novo de Santiago, com muitos edifícios empresariais e forte comércio. O destaque ali é a Gran Torre Santiago – o edifício mais alto da América Latina, com 300 metros de altura –, que sempre chama a atenção no panorama da cidade.

Foto por Patrícia Chemin

Composta por salas comerciais, a torre faz parte do Costanera Center, um complexo que abriga ainda o shopping homônimo. No topo do edifício está o Sky Costanera, mirante com uma vista de 360º para toda a cidade e para os Andes ao redor. Como a Gran Torre Santiago é muito maior do que todos os outros prédios da cidade, nada atrapalha a vista, que é bonita mesmo em dias nublados. Mas, se possível, confira antes a previsão do tempo e vá quando o céu estiver bem limpo. Outra dica: prefira visitar o mirante perto do fim da tarde – assim você vai poder admirar a vista de dia, de noite e ao entardecer, com o espetáculo do pôr do sol colorido de Santiago.

Foto por Patrícia Chemin

O Sky Costanera tem dois andares, o 61º e o 62º, sendo que o superior é descoberto. O espaço conta também com um café, banheiros e placas informativas. Os ingressos são vendidos no local, mas também podem ser adquiridos pelo site oficial. A entrada é pelo andar mais baixo do Mall Costanera Center, e o elevador do Sky Costanera leva ao 61º andar em apenas 40 segundos.

Foto por Patrícia Chemin

Maior shopping de Santiago, o Mall Costanera Center tem seis andares e várias marcas famosas de vestuário, acessórios e cosméticos, além das tradicionais lojas de departamento chilenas Ripley, Paris e Falabella, que vendem um pouco de tudo – de roupas e sapatos a eletrônicos, brinquedos e itens para a casa. O shopping também conta com lojas especializadas em vinhos chilenos, uma praça de alimentação que ocupa um andar inteiro e um supermercado, caso você queira comprar produtos locais e vinhos com um preço bem atrativo.

Foto por Patrícia Chemin

Não muito longe dali está o Parque Metropolitano de Santiago, ou apenas Parquemet. É um dos maiores parques urbanos do mundo, com mais de 700 hectares dispostos sobre morros cobertos por muito verdes. Por ter várias trilhas em meio ao terreno acidentado, é muito procurado por ciclistas. A entrada é gratuita, e o parque está repleto de atrações (algumas são pagas à parte). Pertinho da entrada principal (acesso Pedro de Valdivia) fica uma das estações do teleférico, que leva até o topo do Cerro San Cristóbal. O local é mais conhecido por abrigar o Santuário Immaculada Concepción, com uma grande imagem da Virgem Maria a 880 metros de altitude. A vista para a cidade é deslumbrante. Também dá para acessar esse morro a pé, de bicicleta ou então com o funicular.

Foto por Divulgação Sernatur

O Parquemet também tem jardins temáticos, zoológico, observatório, circuito de aventura, diversos mirantes e muito mais, além de uma ótima estrutura que conta com banheiros, restaurantes, cafés e barraquinhas de comida e de souvenires. Tudo muito limpo e organizado.

Barrio El Golf e Las Condes

Residências luxuosas, modernos edifícios empresariais e muitos restaurantes em meio a ruas largas e agradáveis. Assim é o bairro El Golf, que tem esse nome graças ao chique clube de golfe de Los Leones. É uma das áreas mais luxuosas de Santiago e parte do distrito financeiro da capital, que engloba as comunas de Providencia, Vitacura e Las Condes. Por isso, e por ter um visual que lembra muito Nova York, o bairro ganhou até um apelido: Sanhattan.

Foto por Patrícia Chemin

Restaurantes de culinárias chilena, peruana, japonesa e italiana surgem aos montes, geralmente com mesas nas calçadas. Muitos deles se encontram na rua Isidora Goyenechea, que cruza o bairro El Golf de ponta a ponta. Uma das opções mais famosas é o restaurante italiano Tiramisú, que está sempre com fila de espera.

Foto por Divulgação Sernatur

Um pouco mais ao leste está o coração da comuna de Las Condes, a região mais moderna da cidade, com muitos prédios, praças e centros comerciais. Para compras, a opção certa é o Parque Arauco, um grande shopping com uma seleção de mais de 300 lojas, incluindo marcas de luxo, e muitos restaurantes. Logo ao lado está o Parque Araucano, um parque público com belos jardins, quadras e trilhas para caminhar.

Foto por Patrícia Chemin

O Barrio El Golf, assim como boa parte da comuna de Las Condes, é um local plano, tranquilo e muito seguro, sendo um convite para passear a pé. Essa região também é uma das melhores de Santiago para se hospedar, com hotéis das principais bandeiras internacionais.

Foto por Divulgação

A decoração já deixa bem claro que o W Santiago é um hotel moderno e descolado, que se integra perfeitamente com o elegante Barrio El Golf. As áreas comuns têm pé direito alto, paredes cobertas por espelhos, cores sóbrias e peças ousadas e assinadas por designers. Localizado no coração do bairro, o hotel fica em um prédio de uso misto, que abriga também apartamentos residenciais e salas comerciais, além de alguns cafés e lojas no térreo.

Foto por Divulgação

Os quartos do W Santiago mantêm o mesmo tom das áreas comuns, com uma decoração com muita personalidade, mas que ainda preza pelo conforto. Independentemente da categoria, janelas bem amplas são a regra. Algumas acomodações apresentam ainda sala em ambiente separado, varanda e banheira de hidromassagem integrada ao quarto.

Foto por Patrícia Chemin

A cobertura do hotel é o lugar certo para quem quer curtir o fim de tarde – e noite adentro – em alto estilo. Ali você encontra uma piscina aquecida ao ar livre, um deck e o rooftop bar Red2One, aberto somente para hóspedes. A vista é panorâmica para os Andes, Las Condes e a Gran Torre Santiago.

A gastronomia é mais um destaque do W Santiago. A começar pelo NoSo, restaurante contemporâneo onde é servido o café da manhã para os hóspedes e o brunch aos domingos – este aberto para o público externo. Também funciona para almoço e jantar, com pratos tradicionais que ganham um toque moderno.

Foto por Divulgação

Outro restaurante aberto para o público externo é o Karai, de cozinha nikkei – ou seja, culinária peruana com técnicas da cozinha japonesa. Há ainda a presença de ingredientes típicos chilenos. O cardápio é assinado pelo chef Mitsuharu “Micha” Tsumura, do famoso restaurante Maido, em Lima, considerado um dos melhores do mundo. Além da saborosa fusão de culinárias que, a princípio, parecem tão diferentes, o Karai encanta também pela apresentação dos pratos.

Foto por Divulgação

Assim, surgem criações únicas como o saboroso tiradito kazoku, no qual o sashimi de salmão encontra uma cítrica salsa verde, óleo de merken (pimenta chilena defumada) e picles de cebola. Ou então o nigiri guratan, com camarão empanado, avocado, chimichurri e molho tarê. Guarde espaço para a sobremesa, como o surpreendente xocoflow, que combina chocolate peruano com sorvete de ruibarbo e espuma de avelã.

Foto por Patrícia Chemin

A fusão da culinária nikkei também está nos drinks autorais, que usam ingredientes como matchá, pimenta, leite de coco e horchata com gin, whisky ou sakê, em receitas bem criativas. O Karai funciona apenas para jantar e vale fazer reserva.

Foto por Divulgação

Nome que é sinônimo de elegância em todo o mundo, o Ritz-Carlton de Santiago não foge à regra. Desde a fachada, o hotel, localizado no Barrio El Golf, mostra ser um ambiente sofisticado, mas sem ostentações excessivas. A real elegância vem dos detalhes, em um hotel que se mostra impecável em cada canto, e também da hospitalidade, com colaboradores muito atenciosos e receptivos.

Foto por Divulgação

O lobby, junto a uma sala de estar e um bar, guarda uma elegância clássica, com paredes revestidas com painéis de madeira, móveis confortáveis e ambientação acolhedora. Ali, chamam a atenção o pé direito alto, com um mezanino, e o enorme lustre de cristais como peça central.

Foto por Divulgação

Mesmo os quartos mais simples (se é que podemos usar esse adjetivo) são amplos e muito aconchegantes, além de totalmente equipados. A decoração valoriza cores que remetem ao próprio Chile, como tons arenosos, o azul profundo do lápis-lazúli e o cobre. Aliás, todos os apartamentos contam com peças originais de povos pré-colombianos, dispostos agora como itens decorativos e formando uma espécie de museu privativo. O Ritz-Carlton de Santiago tem essa particularidade de trazer um pouco da cultura local para o próprio ambiente do hotel.

Foto por Divulgação

Na cobertura, há um espaço de bem-estar completo, composto por SPA com saunas e salas de massagem, academia, piscina e jacuzzi aquecidas em espaço fechado com teto envidraçado e ainda um terraço ao ar livre com vista privilegiada. O wellness center é aberto a todos os hóspedes, sendo que apenas as massagens são pagas à parte.

Foto por Divulgação

Hóspedes das suítes têm ainda à disposição o Club Lounge, uma área VIP dentro do hotel. Ali há espaços para relaxar e para ter reuniões, televisão, computadores e serviço de concierge. Também é servido almoço e jantar e, futuramente, café da manhã. A qualquer momento do dia, já que o espaço é aberto 24h, o hóspede pode se servir com bebidas frias, café, chá e snacks ou ainda se deparar com um buffet de doces.

Foto por Patrícia Chemin

Aberto ao público externo, o restaurante Estró funciona para almoço e jantar, além de brunch aos domingos. O cardápio é sazonal, mudando completamente a cada seis meses. Ingredientes chilenos, como salmão e frutos do mar, e andinos, como batatas, milhos, quinoa e pimentas, aparecem em pratos contemporâneos com sabores surpreendentes. Até mesmo receitas clássicas, como empanadas e tiraditos, surgem repaginados. Os drinks merecem destaque, com um menu de receitas autorais. São coquetéis únicos que usam ingredientes como suco de maqui (uma frutinha chilena semelhante ao açaí, com propriedades antioxidantes), pimenta, alecrim e, é claro, pisco (destilado de uva com denominação de origem chilena).

Foto por Divulgação

Com estrutura completa, o Santiago Marriott Hotel atende muito bem tanto o público corporativo quanto o de lazer. No coração de Las Condes, o hotel tem uma localização muito prática para turistas: fica ao lado do shopping Parque Arauco e a poucas quadras do metrô. Além disso, por estar no leste de Santiago, oferece fácil acesso às estradas que levam aos Andes. Muitas pessoas, inclusive, optam por passeios bate e volta até as estações de esqui mais próximas à capital, enquanto se hospedam no Santiago Marriott Hotel.

Foto por Divulgação

São mais de 260 quartos dispostos em 25 andares, todos grandes e confortáveis, com janelas bem amplas e vistas deslumbrantes. Alguns têm capacidade para famílias e até mesmo sala de estar em ambiente separado. Vale destacar ainda que o hotel é pet friendly.

Foto por Divulgação

Aberto a todos os hóspedes, o Nao Health & Fitness Club reúne SPA com serviços de massagens, academia e piscina e jacuzzi aquecidas ao ar livre. Na área do lobby, que impressiona pelo ambiente amplo, pé direito alto e teto envidraçado, está o Akun Lounge & Bar, um ambiente mais descontraído com cardápio de aperitivos e drinks. Bem ao lado, o Akun To Go é um café perfeito para quem quer um serviço rápido de bebidas quentes, lanches e snacks.

Foto por Divulgação

O destaque gastronômico fica por conta do Latin Grill, considerado um dos melhores restaurantes de Santiago. Também aberto ao público externo, apresenta um ambiente clássico, requintado e aconchegante, onde a refeição é acompanhada pelas notas de um piano, além de um atencioso serviço. O cardápio traz ingredientes chilenos e transforma clássicos em exemplares de uma cozinha moderna e cheia de sabores.

Foto por Patrícia Chemin

Destaque para os peixes e frutos do mar, seja no bem servido ceviche com leite de coco, nas lâminas de locos (mariscos típicos do Chile) e no estofado de côngrio, peixe chileno servido aqui com um molho de vinho tinto. Para fechar a experiência, deliciosas sobremesas compõem o cardápio, com receitas clássicas como crème brûlée, pavlova e ovos nevados. Destaque também para a carta de vinhos e drinks do Latin Grill.

Enoturismo no Valle del Maipo

Para quem viaja a Santiago, é quase que mandatório incluir ao menos uma vinícola no roteiro. O Valle del Maipo, que acompanha o rio homônimo e fica a poucos quilômetros ao sul da capital, é a região que concentra o maior número de vinícolas do Chile. Em menos de uma hora de carro você chega às principais propriedades, que vão das históricas às mais modernas.

Entre passeios pelos vinhedos e degustações de alguns dos melhores vinhos do país, com destaque para a uva símbolo do Chile – Carménère –, há muitas vinícolas para escolher. A Concha y Toro aparece como a mais popular, detentora da famosa marca Casillero del Diablo, enquanto outras oferecem experiências mais intimistas, como a Undurraga e a Santa Rita. Vale reservar sua visita antes pela internet.

Foto por Patrícia Chemin

Com uma seleção de passeios bem diferentes, a Santa Rita é mais do que uma vinícola – é também uma propriedade cheia de história, que vem desde o final do século XVIII, quando a antiga proprietária Doña Paula Jaraquemada deu abrigo a 120 patriotas que lutavam pela Independência do Chile. Foi só em 1880 que a vinícola Santa Rita foi propriamente fundada por Domingo Fernández Concha, que introduziu cepas francesas nos solos do Valle del Maipo e incorporou maquinaria especializada.

Foto por Patrícia Chemin

O fundador decidiu não só transformar aquele espaço no sopé dos Andes em uma vinícola, mas também realizar ali seus sonhos mais ambiciosos. Em seu terreno particular foi criado um grande parque, com árvores provenientes de vários cantos do mundo. Jardins franceses, termas romanas, uma capela e até uma réplica da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na França, foram incluídos em seu projeto. Foi ainda erguida uma mansão em estilo neoclássico, que hoje funciona como um hotel boutique de luxo – o Hotel Casa Real. Exceto pelo hotel em si, toda essa parte da propriedade pode ser conhecida em alguns dos tours guiados da Santa Rita. Vale destacar que há tours disponíveis em português.

Foto por Divulgação Sernatur

Além de todo o parque, o tour premium, por exemplo, inclui visita à antiga cave, mantida intacta por ser considerada um monumento chileno, e à histórica Adega dos 120 Patriotas, onde são estocados os rótulos mais valiosos da Santa Rita. Ao final, uma degustação acompanhada por queijos finos, frutas secas e biscoitos aguarda os visitantes, na qual um sommelier ensina sobre harmonizações por contraste e por semelhança, através da maneira correta de identificar as propriedades de cada vinho.

Foto por Patrícia Chemin

Não deixe de fazer uma reserva para almoçar no Restaurante Doña Paula, instalado no casarão da antiga proprietária, com diversos móveis e objetos coloniais da época como parte da decoração. Os pratos são muito bem servidos, com destaque para peixes e frutos do mar frescos. Para a sobremesa, a dica é o ponderación, uma receita muito antiga, composta por massa folhada frita em formato de espiral, com sorvete de baunilha e calda de doce de leite. Peça aos garçons e ao sommelier da casa sugestões de harmonização para combinar seus pedidos com os melhores vinhos da Santa Rita.

Foto por Patrícia Chemin

A vinícola oferece ainda um agradável café e uma loja, que vende todos os rótulos da vinícola, além de outros itens para presente, como cosméticos feitos com vinho. A Santa Rita tem ainda como diferencial o Museu Andino, que expõe uma coleção particular de cerca de três mil peças de povos originários do Chile. A entrada para o museu é gratuita.

 

SERVIÇOS

Como chegar

A Latam tem uma grande oferta de voos entre o Brasil e Santiago. Também há opções de rotas com companhias low cost: a Sky Airline tem voos para a capital chilena a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, enquanto que a JetSmart oferece voos a partir de Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.

Onde ficar

W Santiago – marriott.com.br

The Ritz-Carlton, Santiago – ritzcarlton.com

Santiago Marriott Hotel – marriott.com.br

Onde comer

Karai by Mitsuharu – instagram.com/karaiwsantiago

Estró – instagram.com/estrosantiago

Latin Grill – instagram.com/santiago.marriott

Passeios

My Adventure Chile (MAC) – facebook.com/Chileturismoctab

Turistik – turistik.com

Sky Costanera – skycostanera.cl

Parque Metropolitano – parquemet.cl

Santa Rita – santarita.com

 

Mais informações em: chile.travel

 

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite da Marriott International, com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance).

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários

Sair da versão mobile