Santa Bárbara é uma bucólica cidade de Minas Gerais. Tem como cartão-postal, assim como muitas das cidades mineiras, uma igreja barroca. Trata-se da Matriz de Santo Antonio, que conta com preciosidades do famoso mestre Athayde. Mas engana-se quem pensa que a cidade é só cultura.
Como destino de ecoturismo, Santa Bárbara é o portal de entrada do Santuário do Caraça, patrimônio natural de Minas Gerais, e abriga o Parque Natural do Caraça. Dizem que a Serra lembra o rosto de um gigante deitado, daí a origem do nome Caraça (grande cara).
As principais atrações do lugar são a Igreja N. S. Mãe dos Homens e a Mata Atlântica na Serra do Espinhaço. O lugar abriga trilhas de dificuldade variada de acordo com cada atração.
Por lá, as águas que descem das montanhas formam belas cascatas e cachoeiras como Cascatinha, Cascatona, Bocaína e Belchior, com suas águas intensamente ferruginosas.
A Cascatona, uma sequência de quedas-d’água com 80 metros de desnível e poço para banho, é uma das mais famosas do parque. Para chegar até ela, é preciso enfrentar uma trilha de 6 quilômetros – feitos em duas horas.
Com tantas trilhas e belezas naturais, é a noite que ocorre uma das atrações que mais chamam a atenção. Basta escurecer para aparecerem os lobos-guará, que vão até o adro da igreja para receber comida dos padres. Como não há horário certo para os animais aparecerem, é recomendado se hospedar na pousada que fica dentro do parque para acompanhar a chamada ‘Hora do Lobo’.
Onde ficar
Águas de Santa Barbara Resort Hotel
Onde comer
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Acervo Setur