O paraíso panamenho tem nome e se chama arquipélago de San Blas. Localizado na costa norte do país e banhado pelo Mar do Caribe, o destino tem ganhado popularidade nos últimos anos, pois tem reconhecidamente algumas das praias mais incríveis da América Central. Isso sem contar a tranquilidade: San Blas faz parte da província de Guna Yala (ou Kuna Yala), que é um território indígena protegido.
É exatamente o povo nativo, os Kunas, que opera o turismo local e é o único que pode investir ali, sendo responsável por toda a infraestrutura. Apesar de não estar tão longe da Cidade do Panamá (em linha reta, menos de 100 km separam o arquipélago da capital do país), San Blas é um tanto isolado, já que o acesso não é direto: envolve horas de estrada no meio da floresta tropical, além de um trajeto em um pequeno barco. Mas tudo isso faz parte do charme do lugar.
Outro atrativo é a presença da cultura e da tradição dos Kunas, que também fazem questão de manter a natureza da região bem preservada. Por isso, quanto à estrutura turística, tudo é bem rústico, com preferência a hospedagens simples, porém sustentáveis e de baixo impacto. Nada de resorts ou hotéis de redes: prepare-se para ficar hospedado em uma cabana pé na areia com apenas os recursos essenciais.
Mas há alguns hotéis e lodges com um pouco mais de conforto, mas nada de luxo. O mesmo serve para os restaurantes, que funcionam quase como quiosques de praia – e servem uma comida simples, com peixes e frutos do mar. Não há lojas, mercados nem qualquer outro lugar do tipo.
Mais de 365 ilhas formam o arquipélago de San Blas, sendo que poucas são habitadas. Há uma série de ilhotas de poucos metros de extensão, do tipo que lembram desenhos de ilhas desertas. Possuem apenas uma faixa de areia branquinha e um punhado de palmeiras no centro. Entre elas, apenas uma imensidão de águas cristalinas em tons de turquesa. Para o trajeto entre uma ilha e outra, há barcos disponíveis.
Com uma natureza intocada, poucos lugares no Caribe proporcionam uma experiência tão autêntica quanto San Blas. E é importante saber de tudo isso antes de planejar sua viagem para lá – o destino não é para qualquer um. Quanto mais bonita a ilha, mais isolada ela é e menos estrutura ela tem.
Não há um roteiro a seguir em San Blas. As atrações se resumem às praias e você ficará dias apenas curtindo o mar, o sol, a sombra das palmeiras e a tranquilidade sem fim, além de passear entre uma ilha e outra. Aproveite para conhecer outros turistas, fazer um detox digital e esquecer de todos os problemas do cotidiano.
Como chegar
Há voos diários e diretos entre São Paulo e a Cidade do Panamá pela Copa Airlines. Contrate com uma agência o trajeto de carro até um dos portos de Guna Yala, de onde saem os barcos para San Blas. O ideal é reservar os dois trajetos (de carro e de barco) antes.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Simon Dannhauer