Salvador talvez seja uma das cidades mais interessantes pra ser visitada no Nordeste. Embora tenha lindas praias como Itapoã, Flamengo e Farol da Barra, as principais atrações da cidade são as relíquias artísticas e culturais. O Dique do Tororó, por exemplo, é uma lagoa localizada próxima ao estádio da Fonte Nova. Ela é rodeada por 8 orixás que a protegem e deixam a paisagem linda!
O Mercado Modelo é bastante interessante, tem várias lojas e dá para encontrar todos os tipos de artesanato. Além disso, tem ótimos preços e é um bom local pra se comer o verdadeiro acarajé.
Ir a Salvador e não passar na Igreja do Bonfim é um descaso. Ela é um ícone para quem visita a cidade, mas com certeza é a mais tradicional e mais visitada. Muitos turistas não resistem e amarram as famosas fitinhas no pulso mentalizando três desejos. Alguns dizem que a capital soteropolitana tem uma igreja para dia do ano.
A igreja do Bonfim fica mais afastada do centro de Salvador, diferente do Elevador Lacerda que divide a cidade baixa da cidade alta e fica bem no centro. A vista lá de cima compensa. De lá dá ver o porto, o Forte São Marcelo, o Solar do Unhão e parte da Ilha de Itaparica.
O Pelourinho também é ótimo local pra conhecer as construções antigas e preservadas da capital.Lá, vale a pena almoçar no restaurante do Senac que oferece o melhor da gastronomia baiana e é comandada por estudantes de gastronomia.
A área mais central de Salvador começa na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé. A Igreja de São Francisco é uma das mais belas e bem conservadas da capital baiana. Dentro dela, 800 kg de ouro revestem toda a estrutura. A imagem é impressionante e rende excelentes fotos.
Uma foto publicada por Revista Qual Viagem (@revistaqualviagem) em
Ilha do Frade e Itaparica
Para deixar o seu passeio mais completo, outras atrações interessantes estão localizadas na Baía de Todos os Santos que fica entre a costa de Salvador e a Ilha de Itaparica. São 146 quilômetros quadrados de superfície e mais de 60 mil habitantes. De Salvador a Itaparica são aproximadamente duas horas e o percurso é feito em catamarãs.
A Ilha do Frade é pequena. Suas praias são de mar tranquilo ideal para famílias e crianças. Já a Ilha de Itaparica tem um ar de cidadezinha do interior. É famosa por abrigar casa de grandes escritores como Jorge Amado e de cantores importantes da música baiana. Itaparica é o refúgio do Soteropolitano nos feriados e finais de semana.
A principal atração é a fonte da juventude, os moradores juram. Quem bebe da água da fonte consegue uma aparência mais jovem. Itaparica guarda em suas terras bons hotéis e mais de 30 praias, algumas desertas. salvador.ba.gov.br
Quem leva
avianca.com.br
Onde ficar
Em Salvador
Em Itaparica
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Istock/filipefrazao