Ícone do site Qual Viagem

Salta: uma nova perspectiva para o turismo da Argentina

Foto por: Cláudia Costa

Salta é uma província localizada ao noroeste da Argentina, e possui capital homônima. Está situada a 1.152 metros acima do nível do mar, em uma área montanhosa e possui clima temperado, com grande variação térmica. As chuvas são mais comuns no verão, sendo que no inverno o clima é seco e frio.

No último dia 4 de julho, a Aerolíneas Argentinas inaugurou sua rota direta entre as cidades de Guarulhos e Salta, facilitando o acesso à essa região do país hermano. A expectativa é que aumente o fluxo de turistas entre as duas cidades.

Conheça alguns atrativos da localidade, que se torna mais acessível aos brasileiros com a inclusão desse novo voo.

O centro de Salta

Praça 9 de Julio – Foto por: Cláudia Costa

Com o mesmo nome da província, a cidade de Salta é onde se localiza o aeroporto internacional Martín Miguel de Güemes, que fica a sete quilômetros do centro. O município é super charmoso, com arquitetura em estilo colonial, lojinhas e alguns atrativos turísticos, como a Praça 9 de Julio, que possui esse nome em homenagem à data da declaração da independência da Argentina.

Ali perto fica a Basílica e Convento de San Francisco, que se destaca por sua belíssima fachada e pertence à ordem franciscana. A torre do sino é considerada a mais alta da América do Sul, com 54 metros de altura.

Torre da Basílica de San Francisco – Foto por: Cláudia Costa

Ao lado encontra-se o museu do convento, que funciona com visitas guiadas e possui um belo pátio interno. No local ficam expostos artefatos católicos, instrumentos musicais, esculturas, pinturas e outros objetos históricos. Durante a visita é possível acessar uma passagem do prédio que foi conservada com a estrutura antiga, o que torna a visita mais emocionante.

Experiências gastronômicas e culturais

Um lugar para almoçar na região é a fazenda Cerdo Negro, localizada no município de Cerrillos, a cerca de meia hora da capital Salta. Ali é possível ter uma experiência gastronômica completa. O dono, um espanhol chamado Quico Fernández, cria porcos (ou cerdos) que são criados livres e alimentados com bolotas (frutos de árvores que pertencem à família dos carvalhos e contém alto valor nutritivo). As técnicas de criação do animal foram passadas de geração para geração, até serem aperfeiçoadas com cruzamento de diferentes raças, de forma que Cerdo Negro não é somente o nome do restaurante, mas da marca criada por Fernández.

Quico Fernández, do Cerdo Negro – Foto por: Cláudia Costa

No local são produzidos presuntos, salames e outras peças de carne de porco com excelente qualidade e que na produção passam por câmara frigorífica, processo de secagem natural e armazém subterrâneo, onde ficam por três a cinco anos, dependendo do tamanho das peças. Quem almoçar ali poderá conhecer todo esse processo e as instalações do lugar, além de desfrutar de uma carne saborosa e diferenciada.

Show folclórico no La Vieja Estación – Foto por: Cláudia Costa

Já no centro da capital, um lugar interessante para visitar é o restaurante La Vieja Estación, que serve empanadas, carnes e possui shows de peñas folclóricas. Programa comum no norte do país, consiste em apresentações de músicas e danças regionais, muitas vezes com pessoas vestidas em roupas típicas. O nome é derivado da expressão do povo mapuche peñalolén, que significa “reunião entre irmãos”.

Outro restaurante para conhecer a culinária local é o Adobe Cocina Regional, que fica em frente à Praça 9 de Julio. Ali é possível provar comidas típicas, como humitas e tamales (feitas com milho e que lembram a pamonha brasileira); locro (um ensopado a base de abóbora, feijão e milho) e empanadas de vários sabores (inclusive de carne de lhama, animal comum na região). O espaço se encontra numa antiga casa abandonada em estilo colonial, com um belíssimo pátio interno e vista para a praça, o que garante um charme especial ao lugar.

Onde se hospedar:

Hotel Salta

Buenos Aires 1. Salta Argentina. Tel +54 (387) 4310740.

reservas@hotelsalta.com

hotelsalta.com

Texto por: Cláudia Costa. A jornalista viajou a convite do governo da província de Salta com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: Cláudia Costa

Comentários

Sair da versão mobile