Na última semana a revista americana Time divulgou a lista dos melhores destinos do mundo, e a província de Salta, ao noroeste da Argentina, entrou na relação de destinos lembrados pelo periódico.
Com voos diretos do Brasil pela Aerolineas Argentinas, que começaram a operar em 4 de julho, o destino se torna mais acessível aos brasileiros e possui uma variedade de atrações para os turistas. Confira abaixo alguns motivos para visitar essa localidade.
O passeio no Trem das Nuvens
Com partida do vilarejo de San Antonio de Los Cobres, o trem alcança uma altitude de 4200 metros acima do nível do mar, a terceira linha de trem mais alta do mundo. O trajeto é feito lentamente para que se possa apreciar a paisagem, enquanto os guias vão explicando a história da ferrovia. O ponto alto do passeio é a travessia do viaduto La Polvorilla, que rende fotos imperdíveis.
As paisagens
Passando pela Rota Nacional 40, a mais extensa rodovia argentina, é possível cruzar paisagens belíssimas. Da capital Salta até a cidade de Cachi a estrada passa pelo Valle de Lerma e o Parque Nacional Los Cardones (repleto de cactos, que dão nome ao lugar).
Para acessar a cidade de Cafayate, famosa por suas vinícolas, o caminho atravessa a Quebrada de las Flechas. Parando no mirante El Vestiquero é possível avistar as belíssimas formações rochosas. O nome do lugar se refere às pontas das montanhas, que apontam para o céu como se fossem flechas.
Outro caminho de Cafayate a Salta é pela Quebrada de las Conchas, que foi nomeada devido a conchas e fósseis marinhos encontrados na sua localidade. Um ponto muito visitado pelos turistas é o Anfiteatro, uma formação rochosa semicircular de mais de 20 metros de altura com uma acústica impressionante. Ali, artistas locais se apresentam cantando músicas em espanhol e português (caso se deparem com turistas brasileiros).
As vinícolas
Região famosa também por suas vinícolas, em Salta são produzidos vinhos com diferentes tipos de uva, sendo as mais utilizadas a Torrontes e a Malbec. Apesar de Salta ser também a capital da província de mesmo nome (assim como a cidade e o estado de São Paulo), o município onde se localiza a maior parte das vinícolas é Cafayate.
A El Esteco é uma das maiores e mais tradicionais nessa localidade e possui também um hotel e um restaurante. Já a vinícola Piattelli, localizada ali perto, abriu recentemente seu resort de luxo para maiores de 18 anos. O foco é atrair casais para usufruírem de seu espaço, que conta com piscina, spa, degustação de vinho e uma vista espetacular das montanhas ao redor.
Já na cidade de Cachi, a vinícola Puna é uma das mais conhecidas e oferece também almoço e visita guiada para os turistas.
A cultura
A região é conhecida por suas peñas folclóricas, que são apresentações de danças e músicas regionais com artistas em trajes típicos. Os ritmos são contagiantes e a cantoria é acompanhada por palmas da plateia. Já as coreografias são de encher os olhos.
Os shows normalmente são realizados em restaurantes que servem comidas locais e bebidas. Em Salta uma das peñas mais famosas é da La Vieja Estación, localizada no centro da cidade.
Já em Cafayate a peña Doña Argentina recebe turistas para assistir às apresentações em um ambiente acolhedor.
A gastronomia
Na Argentina a carne é de qualidade, e em Salta não poderia ser diferente. Os restaurantes servem pratos típicos como lomo (filé mignon) e locro (um ensopado a base de abóbora, feijão e milho). Em alguns locais é possível experimentar a carne de lhama, animal típico da região. O sabor é suave e pode ter diferentes combinações, sendo encontrada até mesmo em empanadas.
O milho também é muito utilizado em pratos como humitas e tamales, que lembram a pamonha brasileira. Para a sobremesa vale experimentar o doce de cayote (um tipo de abóbora). Tudo regado a um bom vinho local.
Texto por: Cláudia Costa. A jornalista viajou a convite do governo da província de Salta com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.
Foto destaque por: César Valdivieso