Na Espanha, 200 km de Madri e próxima à fronteira com Portugal, Salamanca é uma típica cidade universitária europeia. O destino abriga uma das universidades mais antigas e tradicionais do continente, a Universidade de Salamanca, fundada em 1218. Referência nos estudos das ciências humanas, a cidade também atrai um grande número de estudantes estrangeiros, sendo um destino popular para intercâmbios e cursos de espanhol.
Mas Salamanca vai além da vida universitária. A cidade é rica em monumentos que testemunham seus dois mil anos de história, com construções de estilos gótico, renascentista e barroco. Isso é notável, por exemplo, nas catedrais geminadas: de estilo romanesco, a Catedral Vieja data do século XII; bem ao lado fica a Catedral Nueva, ainda mais imponente, de estilo gótico.
O centro histórico de Salamanca é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O local concentra a maior parte dos monumentos da cidade, muitos erguidos com pedras em tons dourados e fachadas trabalhadas em alto relevo. Além das catedrais, não deixe de visitar a Universidade, cujos prédios estão espalhados pela cidade – os mais antigos datam do século XV.
Outro ícone de Salamanca é a Plaza Mayor, uma ampla praça toda cercada por um incrível conjunto de construções. Entre as arcadas, encontre bares de tapas, restaurantes, cafés e confeitarias, a maioria com mesas e cadeiras ao ar livre. Ao lado, fica o Mercado Central, onde você pode experimentar e conhecer alguns produtos frescos locais.
Depois de visitar os principais pontos turísticos, deixe-se perder pelas ruas de Salamanca, que ficam ainda mais charmosas com o cair da noite. Pelo caminho, você vai se deparar com outras joias arquitetônicas e históricas, como a Casa de las Conchas, o Convento de San Esteban e a Casa Lis.
Como chegar
De São Paulo a Madri, há voos diretos pela Iberia e pela Air Europa. Da capital, pegue um ônibus até Salamanca ou alugue um carro.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / bluejayphoto