Arraial D’Ajuda possui localização estratégica. Estando lá você pode conhecer as redondezas de Porto Seguro, Trancoso ou Caraíva. A interação entre esses lugares é fácil de fazer, independentemente do lugar de sua estadia. Praias desertas, bares, barracas de praias e pousadas charmosas são os grandes destaques desse lugar incrível. Visitar Arraial nessa época é ter a possibilidade de fugir do intenso frio das regiões sul e sudeste e tomar um solzinho constante e gostoso. A Qual Viagem selecionou algumas dicas para a sua viagem ser bastante prazerosa em Arraial d Ajuda.
O Morocha, por exemplo, é um bar disco de Arraial que tem programação diferente toda noite. O lugar fica cheio até altas horas e atraindo principalmente, estrangeiros. Na maior parte dos dias ouve-se rock e, dependendo da programação, há apresentação de alguma banda.
Após um passeio de escuna de 45 minutos, chega-se ao Parque Marinho de Recife de Fora, terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil. As saídas dependem da maré baixa e, no parque, é possível não só ver peixes e tartarugas como outros animais que vivem na região. No caminho você pode alugar snorkel e mergulhar com toda a segurança.
Já a Mucugê é a rua mais charmosa de Arraial. À noite, todo mundo passa por lá, já que ela concentra os bares e restaurantes mais interessantes. É um bom lugar para ver vitrines e fazer comprinhas também. Coloridas lojinhas vendem camisetas, obras de arte e artesanatos feitos em madeira de pau brasil, couro e palha.
A praia de Pitinga é uma das melhores de Arraial. Não é longe o suficiente para precisar de carro e está acessível com uma caminhada. O mar tem uma coloração azul mais intensa e é mais calmo e uniforme do que as outras praias . Grandes barracas de praia atendem turistas que escolhem ficar por ali. O visual é deslumbrante e muita gente visita essa descolada praia.
O Beco das Cores é outro lugar interessante para quem quer ouvir música. Com várias lojinhas e bares, o lugar tem música ao vivo nos finais de semana. É um ambiente bem transado e descontraído, animado para quem quer curtir a noite.
Caraíva, inicialmente, era apenas uma vila de pescadores. Com o tempo, o turismo foi chegando ao lugar e, hoje em dia, é possível encontrar a infraestrutura básica de que alguém precisa ao se hospedar. O lugar é simples e, logo na chegada, com uma travessia de canoa, pode-se ter uma prévia do que esperar.
A Ilha dos Aquários é a pedida da sexta-feira. Ela fica numa ilha entre Arraial e Porto Seguro, com vários ambientes e bares que tocam diferentes tipos de música. Lá dentro, além de shows, há DJ`s, restaurante e bares – tudo varia de acordo com a programação do dia. Um lugar legal pra achar gente descolada ou visitar com seu namorado.
Andando para o lado direito da praia do Mucugê, você chegará a uma região hoje conhecida como Parracho, devido à barraca de mesmo nome que fica ali. Durante o verão, o Carnaval e o Réveillon, há shows na barraca. A praia é parecida com a da Mucugê, com águas azuis e areia clara.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Divulgacao-Prefeitura