Ícone do site Qual Viagem

Saiba onde acompanhar o pôr do sol em Brotas

Foto por Carlos Zaith

Brotas é sempre uma nova emoção. Afinal, reúne o maior número de atividades de turismo de aventura do Brasil. Para fechar um dia inteiro de experiências na natureza, nada melhor que acompanhar o pôr do sol.  Como as cuestas, de relevo assimétrico, dominam o município, não é de qualquer ponto que é possível ver o astro-rei se ocultando no horizonte. Até por isso é uma atividade pouco difundida entre os turistas. Mas há, sim, lugares para essa contemplação. Na área rural, são dois: Ecoparque Poção que, inclusive tem dois mirantes e drink para celebrar o momento, e Represa do Patrimônio, para quem está embarcado, ao lado da margem oposta à vila. Na área urbana, mais dois: Bar do Gui, que tem happy hour para a ocasião, e na via púbica nas proximidades do ginásio de esportes Brotão.

Há vários meios de hospedagem com vista privilegiada para o oeste, em que os hóspedes podem acompanhar o pôr do sol, como o Hotel Fazenda Jacaúna e a Pousada Primavera da Serra. Na área rural, quem estiver passando o dia no Ecoparque Cassorova pode aproveitar o finalzinho do horário de funcionamento do espaço para se posicionar no mirante mais a oeste da propriedade para ver o sol começando a se aproximar do horizonte. De outros pontos turísticos de Brotas, como o Recanto das Cachoeiras, apesar de não ter vista do pôr do sol, é possível acompanhar a trajetória do astro-rei até ele sumir atrás da serra, geralmente deixando o céu com lindas nuances de cores.

Foto por Divulgação

O outono, por ser um estação de transição, geralmente com dias ensolarados e temperaturas amenas, reúne as condições ideais para as atividades que exigem maior esforço físico, como um trekking mais longo, para fotografar a natureza e contemplar o pôr do sol. Brotas se consagrou como capital do turismo de aventura, mas há muito o que fazer no município sem entrar na água, como arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, ciclismo e cavalgada.

As trilhas, muitas das quais levam a cachoeiras, possibilitam contemplar paisagens incríveis, com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de cerrado. O Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, onde se é realizado o rafting e o boia-cross, entre outras atividades de turismo de aventura, completa o belo cenário. É o lugar perfeito para ecoturismo.

Quem sabe agora é a ocasião para finalmente colocar em prática aquela meta de fazer uma trilha de dia inteiro ou perder o medo e fazer rapel, ou ainda sentir um pouquinho da sensação de ser um pássaro na tirolesa, e fechar o dia com o pôr do sol em Brotas? Quem já conhece o município com certeza tem uma listinha de lugares para ir e atividades para fazer na próxima viagem. São muitas opções de atividades na natureza.

 

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Carlos Zaith

Comentários

Sair da versão mobile