O Panamá é um dos principais hubs aéreos para os brasileiros que vão a destinos da América Central, e às vezes até mesmo da América do Sul, como Colômbia e Equador. Porém, o país, por si só, também é um destino desejado por muitos viajantes, em especial para conhecer suas praias paradisíacas em Bocas del Toro e San Blás. Mas você sabe o que fazer na Cidade do Panamá?
A capital do país é muito conhecida por ser um polo de turismo corporativo, de compras e, é claro, por abrigar o Canal do Panamá. Porém, há muito a se explorar no destino em termos de lazer, história e gastronomia.
Confira a seguir alguns atrativos imperdíveis por lá:
Casco Antiguo
Também conhecido como Casco Viejo, esse é o bairro histórico da Cidade do Panamá, fundado em 1673. Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, o local preserva ruas de paralelepípedos e edifícios coloniais coloridos, proporcionando um ambiente pitoresco que contrasta com a modernidade da capital panamenha. O bairro oferece uma experiência rica em história e cultura, com diversas opções de lazer, gastronomia e entretenimento.
Uma das principais atrações do Casco Antiguo são seus museus, como o Museu do Canal do Panamá e o Museo de la Mola, que exibe a arte têxtil da tribo indígena Guna. A Catedral Metropolitana da Cidade do Panamá e a Igreja de San Jose, com seu altar dourado, são exemplos da arquitetura religiosa colonial. Outros pontos de interesse incluem a Plaza de Francia, que homenageia a contribuição francesa na construção do Canal do Panamá, e o Paseo Esteban Huertas, com vista para a baía da cidade.
O Casco Antiguo oferece uma variedade de restaurantes com culinária local e internacional, além de bares e cafés que animam a vida noturna. Durante o dia, o visitante pode explorar as ruas, fazer compras em lojas e feiras de artesanato, ou simplesmente apreciar a atmosfera histórica do local. As ruínas da igreja construída por frades dominicanos em Arco Chato e os afrescos no teto do Teatro Nacional do Panamá, pintados por Robert Lewis, são exemplos da riqueza cultural presente no bairro.
Bus tour City Sightseeing Panamá
Para conhecer o Casco Antiguo e outros dos principais atrativos da Cidade do Panamá, uma boa opção é o City Sightseeing (instagram.com/citysightseeingpanama), um bus tour no estilo hop-on hop-off, onde os visitantes podem escolher quais paradas fazer para explorar a cidade.
A bordo de um ônibus aberto, o passeio inclui paradas em diversos pontos turísticos, como o Balboa Boutiques Plaza, um shopping com lojas e cassino, e o Parque Urraca, ideal para relaxar e apreciar a vista da cidade.
O roteiro também contempla o Canal do Panamá, uma maravilha da engenharia moderna que conecta o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Com 80 quilômetros de extensão, o canal opera desde 1914, transportando navios por meio de um sistema de eclusas.
Outra atração imperdível é o Biomuseo, projetado por Frank Gehry, que apresenta a rica biodiversidade do Panamá. E a Ilha Flamenco, com sua marina e vista panorâmica da cidade, também faz parte do trajeto.
O ônibus turístico oferece uma experiência completa pela cidade, combinando história, cultura e belezas naturais.
Poin Panamá
O Poin Panama (instagram.com/poinpanama) oferece uma experiência radical no topo de um arranha-céu na Cinta Costera, com vista panorâmica da cidade. As atividades incluem o “Brave the Edge”, onde o visitante se suspende a 150 metros de altura com equipamentos de segurança, e o “Swing”, um balanço que proporciona adrenalina e vista espetacular.
Além disso, o atrativo conta com o primeiro piso de cristal da Cidade do Panamá, o “360 Crystal Floor”, no 37º andar, que permite observar o movimento da cidade sob os pés. Após a experiência, um tour virtual pela cidade com óculos 360 no 8º andar complementa a atividade. Para os aventureiros, a tirolesa “Zipline” no 37º andar proporciona um voo emocionante sobre a capital panamenha em um trajeto de 12 segundos.
Além das atividades radicais, o Poin Panama abriga o Museu Caja de Luces, que apresenta a história e a cultura da região de forma interativa; e um museu que conta a história da construção do Canal.
Gastronomia
A Cidade do Panamá foi nomeada “cidade gastronômica criativa” pela UNESCO em 2017, por oferecer uma experiência culinária diversificada, resultado da influência de diversas culturas que se estabeleceram no país ao longo dos séculos. A gastronomia panamenha reflete a história do país, com elementos indígenas, espanhóis, africanos, franceses, chineses e outros. Pratos típicos como “sancocho”, “carimañolas”, “tamales”, “guacho” e “rondón” são imperdíveis, assim como opções da culinária internacional, como a grega, italiana, japonesa, peruana e chinesa.
A cidade possui quatro principais centros gastronômicos: Casco Antiguo, San Francisco, Costa del Este e Cinta Costera. Os três primeiros oferecem experiências modernas, com culinária internacional e de fusão, em ambientes sofisticados.
Entre os lugares imperdíveis para conhecer a gastronomia local estão: O Sabroso Panamá e o Pátria Panamá. Ambos oferecem, além de toda a experiência de sabores panamenhos, oportunidades de mergulhar na cultura local, desde a temática ambiente até as apresentações de música e dança típicas.
Onde ficar
Quem visita a Cidade do Panamá, desde outubro de 2024, tem uma nova opção de hospedagem no destino: o Renaissance Panama City Hotel. O empreendimento, pertencente à rede Marriott International, está localizado a 25 minutos do Aeroporto Internacional de Tocumen e próximo à estação do metrô, bem no centro financeiro da cidade.
O hotel é focado em conectar-se à cultural panamenha e apresentá-la aos seus hóspedes por meio da arte, da gastronomia e da hospitalidade. Em sua estrutura, oferece 174 quartos, incluindo opções com acessibilidade. Além disso, os hóspedes podem desfrutar de serviços como concierge, academia, estacionamento com manobrista e self-parking, lavanderia, piscina e Executive Lounge.
Além de toda a proposta do bem-servir, que pode ser constatada desde o contato com os concierges na chegada até o cuidado ao tratar os hóspedes de maneira próxima e individual em cada refeição, as opções gastronômicas do hotel são o grande destaque. Comandado pelo chef peruano Carlos Valderrama, o serviço da cozinha inclui o Restaurante Lila e o Bar Jota’s.
O Renaissance Panama City Hotel combina localização estratégica, acomodações confortáveis e serviços completos para atender às necessidades de viajantes a negócios e lazer.
Para mais informações, acesse: marriott.com/en-us/hotels/ptyrh-renaissance-panama-city-hotel/overview.
Texto e fotos por: Eliria Buso