Conforme os Marcos Conceituais do Ministério do Turismo a segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda.
A partir da oferta, a segmentação define tipos de turismo cuja identidade pode ser conferida pela existência, em um território, de:
- atividades, práticas e tradições (agropecuária, pesca, esporte, manifestações culturais, manifestações de fé)
- aspectos e características (geográficas, históricas, arquitetônicas, urbanísticas, sociais)
- determinados serviços e infraestrutura (de saúde, de educação, de eventos, de hospedagem, de lazer)
Com enfoque na demanda, a segmentação é definida pela identificação de certos grupos de consumidores caracterizados a partir das suas especificidades em relação a alguns fatores que determinam suas decisões, preferências e motivações, ou seja, a partir das características e das variáveis da demanda.
Os produtos e roteiros turísticos, de modo geral, são definidos com base na oferta (em relação à demanda), de modo a caracterizar segmentos ou tipos de turismo específicos. Assim, as características dos segmentos da oferta é que determinam a imagem do roteiro, ou seja, a sua identidade, e embasam a estruturação de produtos, sempre em função da demanda.
Para planejar o turismo em qualquer destino, reafirmo o que falei na coluna anterior sobre o Turismo de Experiência – é necessário conhecer o perfil do turista.
A Secretaria de Turismo do destino, deve ter um setor de Inteligência do Turismo em sua equipe técnica, ou contratar empresa especializada, ou firma parceria com Observatórios de Turismo, e outras Instituições que prestam este serviço como a exemplo do SEBRAE. Este estudo deve acontecer com o turista que visita o destino, saber o que ele procura, quais seus anseios e expectativas no destino que está visitando.
O que geralmente acontece principalmente com os destinos que focam na oferta de sol e praia, é não apresentar, ou o pior não dar visibilidade aos demais segmentos do turismo que existem no destino. Em um único destino podemos encontrar de três a mais segmentos turísticos, depende muito de sua região turística. Conheço destinos que você tem o turismo de sol e praia, turismo cultural, turismo ecológico, turismo de natureza, turismo de aventura, turismo náutico, turismo religioso. Um destino com este potencial deve ter uma equipe técnica para pesquisar o perfil do turista, quem é o turista de aventura, de natureza, náutico, cultural…com este perfil descoberto, fazendo um ranking entre a oferta e demanda da segmentação turística é mais fácil detectar o problema e encontrar a solução ideal.
Beni (2019), nos diz que: A melhor maneira de estudar o mercado turístico é por meio de sua segmentação, técnica estatística que possibilita decompor a população em grupos homogêneos, e também pela política de marketing que divide o mercado em partes homogêneas, cada uma delas com seus próprios canais de distribuição, motivações diferentes e outros fatores. Essa segmentação possibilita o conhecimento dos principais destinos geográficos e dos tipos de transporte, da composição demográfica dos turistas, como faixa etária e ciclo de vida, do nível econômico ou de renda, incluindo a elasticidade-preço da oferta e da demanda, e da sua situação social, como escolaridade, ocupação, estado civil e estilo de vida.
É cada vez mais importante, contar com uma equipe técnica na gestão pública do turismo, para entender o perfil de turista que visita o destino, buscando detectar qual o segmento turístico mais procurado. A partir deste ponto planejar e organizar a oferta turística do destino. Existem destinos incríveis com forte oferta turística, mas acabam não atingindo a demanda por falta de uma pesquisa constante de mercado relacionado a segmentação turística. Desta forma não conseguem ter aquele turista de uma forma constante no destino, porque não consegue oferta um roteiro de permanência, que possa apresentar os demais atrativos e produtos turísticos.
O setor de Inteligência na Secretaria de Turismo, poderá detectar esta necessidade, e realizar um roteiro de visita a partir do perfil dos visitantes dentro da oferta e demanda turística. Depois partir para apresentação deste roteiro as Agências Receptivas e aos Guias de Turismo locais, como proposta de venda do destino.
Segmentar o Turismo no destino, buscando entender a procura e os anseios do visitante/turista, fortalecerá o destino no crescimento da demanda turística.
Texto por: Manoel Sidnesio
Foto destaque por: Divulgação