Ícone do site Qual Viagem

Saiba como a tecnologia será fundamental no “novo normal” do turismo

tecnologia turismo

O setor de turismo é um dos mais abalados pela pandemia de Covid-19, já que não há possibilidade de viajar em meio à crise sanitária global. No Brasil, desde a chegada do coronavírus, o segmento já perdeu mais de R$62 bilhões. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que 295 mil trabalhadores sejam demitidos por conta da situação.

A retomada não é nada fácil, pois mesmo depois que a pandemia passar, o medo e a crise econômica ainda serão dominantes. Por isso, o setor turístico tenta buscar ajuda na tecnologia para diminuir os prejuízos e estabelecer o “novo normal”. “O segmento do turismo não passou por muitas inovações tecnológicas recentes, por isso, a crise é vista como uma oportunidade para finalmente realizar a transição digital”, afirma o desenvolvedor de sistemas, Rubens Alves, membro do MagoDaTecnologia.

Certamente, as experiências virtuais não substituem as viagens. Porém, algumas empresas consolidadas estão se aproveitando do turismo digital para manter a movimentação financeira. A Airbnb, empresa de aluguel de estadias, lançou uma funcionalidade chamada “Experiências Online”. Nela, há tours virtuais, aulas de culinária e de dança, leituras e outras atividades culturais. Todas essas atividades são realizadas pelos anfitriões, que alugavam suas casas para viajantes. Dessa forma, eles podem continuar obtendo alguma renda enquanto o mundo está parado.

As experiências digitais também terão importância para que os destinos afetados pela pandemia possam atrair mais visitantes quando a crise for embora. Oferecendo tours virtuais e mais informações sobre sua cultura no ambiente virtual, as cidades turísticas, principalmente as nacionais, ganham mais chances de atrair os visitantes depois da pandemia, já que a tendência será viajar para dentro do país.

Na retomada do turismo tradicional, a tecnologia terá igual importância. O comércio eletrônico no setor deverá se tornar predominante e a digitalização total dos processos da viagem, como check-in e check-out, também será necessária. Inicialmente, parecem pequenas medidas, mas são fundamentais para estimular os viajantes e reduzir um pouco o medo pós-pandemia.

O setor de eventos, anteriormente muito relacionado ao turismo e que tinha importância muito grande na área, deverá sofrer transformações maiores e passar por uma maior transformação digital. Atualmente, durante a pandemia, muitos eventos e conferências já acontecem de forma totalmente online e a tendência é que isso continue por um bom tempo após a crise.

Com a transição dos eventos, o setor de hotelaria acaba prejudicado. Mas, ele também tem a tecnologia como aliada para tentar superar a crise pós-coronavírus. Como forma de diminuir a insegurança dos hóspedes e manter os ambientes mais limpos, os grandes hotéis devem apostar em equipamentos tecnológicos comumente usados em hospitais, como os pulverizadores eletrostáticos e a limpeza com luz ultravioleta.

Foto por: Anna Shvets no Pexels

Comentários

Sair da versão mobile