Com traços medievais e visíveis ações da natureza, os cenários da região sul italiana são surpreendentes. Banhada por águas de diferentes tons de azul, dos mares Mediterrâneo e Tirreno, a costa é de beleza única, um lugar perfeito para quem busca férias inesquecíveis. Para os que pretendem conhecer essa região da Itália é indispensável passar pela cidade de Nápoles e pelas ilhas de Sardenha e Sicília.
Nápoles, localizada ao sul de Roma, reúne uma infinidade de motivos para receber visitantes. Primeiro, porque está a apenas 2h30 minutos de carro da capital italiana, possibilitando fácil acesso a quem desembarca no aeroporto e aluga um carro para conhecer a região. A cidade também é um antro cultural, onde a música, a arte e as manifestações culturais tem espaço de sobra. Gastronomia também é um motivo para se visitar Nápoles, já que um dos pratos preferidos dos brasileiros foi inventado lá: a pizza!
Após se deliciar com pizzas tradicionais, viajar no tempo com as construções históricas e se encantar com a riqueza cultural de Nápoles, nada melhor que se aventurar em um ferryboat e seguir para Sicília. Desde os primórdios, o território desta ilha já era disputado pelos mais diversos povos, e não é à toa! O lugar é dono de belezas imensuráveis e, apesar de não ser tão grandioso, conta com riquezas incontáveis.
Sicília tem atrações para todos os gostos e idades. A região possui sítios arqueológicos cheios de mistérios e vilarejos históricos que contam por si só a história de povos antigos que lá viviam. A natureza também dá um show por lá. Nas águas azuis e claras o mergulho é uma ótima opção. As praias de Cefalu e Taormina são as melhores para a prática. E, depois de um dia agitado, cheio de atividades, a melhor pedida é se deliciar com os mais variados sabores da gastronomia local.
Fechando o roteiro com chave de ouro, a última parada é Sardenha. Famosa por suas praias paradisíacas de águas azuis cristalinas e areia clara, que dividem espaço com as costas rochosas, a ilha conta com clima muito agradável, sendo propício para aproveitar na maior parte do ano. A Costa Esmeralda é a melhor região da ilha e está localizada próxima à cidade de Olbia. Para quem deseja visitar a ilha, os principais pontos turísticos são o Centro histórico de Alghero e porto, a província de Sassari, a cidadela de Castelsardo e a região de Barbagia. Estes lugares guardam pedaços importantes da história, paisagens inesquecíveis e possuem uma cultura belíssima.
A gastronomia é riquíssima em Sardenha. Além das múltiplas variedades de pão, a ilha é conhecida pelos queijos de ovelha e cabra. Peccorino forte, caprino molle, vaccino e casu marzu são algumas das especialidades. A principal especiaria da ilha é a bottarga, que são ovas do peixe Tainha, conhecida como caviar mediterrâneo. A iguaria, que possui um sabor de mar intenso e marcante, tem um processo de fabricação complexo, que pode durar várias semanas, e oferece uma experiência gastronômica diferente de qualquer outra no mundo.
Como chegar:
A melhor é opção é chegar até Roma e, de lá, partir para Nápoles de carro ou trem (os mais rápidos são os da linha Freccia). Para chegar até as ilhas de Sardenha e Sicília, é necessário alugar um barco particular ou comprar uma passagem de ferryboat. Moby e Tirrenia são as principais empresas que fazem o percurso.
Onde ficar:
Em Nápoles – Hotel Palazzo Decumani (palazzodecumani.com)
Em Sicília – Grand Hotel Piazza Borsa (piazzaborsa.it)
Em Sardenha – Mediterraneo Hotel (hotelmediterraneo.net)
Texto por: Andressa Volpini