Ícone do site Qual Viagem

Roteiros de Charme lança Guia 2023

A associação Roteiros de Charme, que há 30 anos reúne os principais hotéis brasileiros voltados para o luxo e a sustentabilidade, lançou o seu Guia 2023. O estado de São Paulo está representado por sete hotéis, que estão presentes em diversas regiões do interior.

Em Campos do Jordão, um dos destinos turísticos mais visitados, por exemplo, o Chateau La Villete oferece uma experiência bem local, em uma construção inspirada na arquitetura de um chateau europeu. Para quem quer dar uma escapada da capital, a Confraria Colonial, localizada em meio ao verde fica a apenas 40 minutos de São Paulo, na cidade de Mairinque.

Foto por Divulgação

Também perto da capital paulista, a cidade de Itu é onde fica a Fazenda Capoava, uma construção de decoração bandeirista, preservando um ambiente típico do campo paulista. Já na Serra de Paranapiacaba, o Ronco do Bugio é um refúgio que alia preservação ambiental com responsabilidade social, além de contato com a natureza da Mata Atlântica.

Foto por Divulgação

Outra serra famosa e muito buscada pelos turistas, a da Mantiqueira, também tem representantes entre os associados da Roteiros de Charme. O Quinta dos Pinhais oferece contato com a natureza e as paisagens do Pico Agudo e da majestosa Pedra do Baú.

Foto por Divulgação

Também na Mantiqueira, a Fazenda Águas Claras, com 280 mil pés de café em produção, propicia ao hóspede a oportunidade única de se hospedar em uma fazenda histórica e em plena atividade. Sem perder a pegada ecológica, no Paraíso Eco Lodge, localizado na cidade de Ribeirão Grande, o visitante pode desfrutar de passeios ao ar livre, trilhas por cachoeiras e cavernas e pesca, entre outras atividades.

Novos associados

A Roteiros de Charme também comemora a chegada de três novos integrantes nas regiões Norte e Nordeste, que agora passam a fazer parte do quadro de associados. A Pousada Aldeia da Serra (Tocantins), a Paká Bangalôs (Sergipe) e a Estação Bananeiras (Paraíba) integram a lista, composta por 63 hotéis em todo o país.

Em comum, eles têm as características que fazem dos empreendimentos do guia uma referência na hotelaria de luxo brasileira. “Saudamos os novos associados, que compartilham com a nossa associação o compromisso de gerar impactos positivos na experiência do turista e nas regiões onde estão localizados. Ao aderirem à associação, os hotéis passam a assumir junto conosco o Código de Ética e Conduta Ambiental da Roteiros de Charme, desenvolvido em parceria com a ONU”, comemora Helenio Waddington, fundador e presidente da Roteiros de Charme.

A Roteiros de Charme

A Roteiros de Charme foi pioneira em colocar a discussão do meio ambiente no centro do debate: foi em 1992 quando um pequeno grupo de hoteleiros se reuniu após a conferência Rio-92, justamente com o objetivo de consolidar uma associação de hotéis que priorizasse a sustentabilidade em suas atividades. Se o turismo sustentável e responsável ganhou ainda mais força no cenário pós-pandemia, o protagonismo da Roteiros de Charme faz com que ela seja uma das mais renomadas associações hoteleiras no mundo, contando inclusive com uma parceria de mais de 20 anos com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.

Para entrar na lista de membros, que é atualizada anualmente, os candidatos precisam seguir alguns parâmetros baseados no conforto, qualidade de serviços, quantidade máxima de apartamentos (devem ter 60 ou menos acomodações), compromisso com os pilares social e ambiental da sustentabilidade e localização em um destino que destaca a importância histórica ou natural da região. Além disso, eles precisam ser gerenciados de perto pelos proprietários, para garantir não só a qualidade, como o acolhimento e a pessoalidade.

Mais informações em: roteirosdecharme.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Confraria Colonial/Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile