Ícone do site Qual Viagem

Roteiro para curtir o inverno em Brotas

Você não programou nada de especial, para curtir o mês de férias com família e amigos? Que tal Brotas, o destino perfeito para curtir com a família, localizada a apenas 240 km da capital paulista? Conhecida por seus esportes de aventura, com atividades na água e em terra firma, Brotas também oferece uma variedade de atrações rurais, como cavalgar pela fazenda e colher frutas do pé, e culturais, como observar os planetas através de telescópios no Centro de Estudo do Universo, acompanhar a queima de cerâmicas num ateliê que usa técnica raku e tomar café no Cine São José, de propriedade do cantor Daniel.

Foto por Sectur Brotas

Em um roteiro de três ou quatro dias, ainda permite conhecer a vizinhança, como o Território dos Calçados de Jaú (a 54 km), um shopping com mais de 200 lojas, a Barra Bonita (a 76 km), um passeio de barco na eclusa do rio Tietê, ou a charmosa Águas de São Pedro (a 52 km) para relaxar no spa termal da cidade.

Agora existe mais uma facilidade para quem está em São Paulo. Recentemente, a Flytour passou a oferecer pacotes para Brotas que incluem transportes, com mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resort e 30 restaurantes para todos os paladares. A cidade é um destino que vale a pena, se vier com os amigos ou família, certeza que todos irão amar e se divertir muito.

Foto por Andréa E Reis

Julho e agosto são épocas em que raramente chove, com dias ensolarados e temperatura agradável para todo o tipo de atividade. Sem nuvens no céu, as noites são perfeitas para a observação dos astros. O inverno não vai te impedir de aproveitar a natureza. Para chegar até as cachoeiras, as trilhas exploram matas e trajetos suaves ou mais difíceis. No caminho, pode observar os pássaros e outros animais nas árvores. Só esse contato com a natureza já vale o passeio. Ao se aproximar de uma cachoeira, você consegue sentir a magia, uma terapia, um momento para pensar na natureza e na vida, para depois criar coragem para um ótimo banho.

Para os pequenos, será tanta diversão que celular ou qualquer aparelho eletrônico ficará de lado. Seguindo as normas da ABNT (Associação Nacional de Normas Técnicas), Brotas oferece o minirrafting. Assim como no passeio para adultos, eles descem o rio Jacaré-Pepira em barcos infláveis com equipamentos de segurança e acompanhados por guias e pelos pais. A única diferença é o percurso, será mais curto e evitando trechos com corredeiras fortes.

Foto por Sergio Rodrigues

Se você tem medo de altura, Brotas é o lugar ideal para superá-lo. Arvorismo é uma ótima indicação para isso. No arvorismo kid, as crianças podem fazer o passeio numa modalidade mais leve, indicado para aquelas que têm mais de quatro anos. Enquanto os pais se divertem nas atividades para adultos, com muita emoção, os guias preparados para cuidar do público infantil fazem um minicircuito para eles poderem brincar e sentir a mesma emoção que seus pais.

Outra boa opção é a tirolesa. Brotas tem tirolesas para vários gostos, desde muita adrenalina até para os iniciantes e crianças. Para estes são indicados o voo canguru, no qual a criança vai no colo do responsável adulto, bem juntinhos, podendo curtir a aventura com toda a segurança. Deslizar preso em um cabo sobre as árvores é de dar muito frio na barriga e faz com que você sinta como se estivesse voando.

Turismo rural

Foto por Luciana Pires

Julho é a época do ano em que todo o Brasil ama fazer aquela festinha caipira, trazendo as comidas, danças, e todo o estilo rural. Que tal vivenciar isso de pertinho? Em Brotas, você vive isso: há sítios e fazendas que são abertos ao turismo e oferecem atividades como cavalgadas, ordenha das vacas, trilhas e até mesmo acompanhar o dia a dia do lugar. Com direito a comidinhas no fogão à lenha, quentinhas, cheirosas e saborosas para matar a fome.

É uma novidade e tanto para a criançada da cidade, com direito a muitas brincadeiras. Imagine uma mesa farta com café da manhã saboroso e aquele cheiro que você sente de longe. Você pode encontrar isso no sítio Tamanduá. Em muitos sítios de Brotas, é possível comprar comidinhas e bebidinhas para levar para casa. Produtores rurais da agricultura familiar produzem, de maneira artesanal, cachaças, licores, doces regionais, além de um saboroso mel.

Turismo cultural

Foto por CEU (Centro de Estudos do Universo)

O Centro de Estudos do Universo é um programa imperdível para crianças e adultos. O local é o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Além de divertido, o passeio propicia conhecimento. Com telescópios, o visitante vai olhar o céu e se encantar. Há mestres que explica tudo de maneira muito simples, deixando a criançada fascinada e curiosa pelo olhinho mágico dos telescópios.

Outro passeio que se destaca entre os adultos e crianças é o Anand Ateliê, que lembra muito os ateliês de Cunha. Os visitantes além de admirar os produtos artesanais, recebem informação e demonstração das várias técnicas utilizadas. Os fãs do cantor Daniel podem visitar também o Cine São José. Vale lembrar que quem estiver em Brotas também tem a possibilidade de encontra-lo na rua e conhecer sua residência por fora.

Compras

É quase impossível visitar um lugar lindo e não trazer algo como lembrancinha, não é mesmo? A Casa da Cachaça é um lugar para ser visitado sem pressa e fazer como antigamente, conversar com os funcionários, comer e beber e ainda levar quitutes para casa. Além dos licores e cachaças de vários sabores, a Casa se destaca com seus doces, que são uma delícia. É tanta coisa gostosa que surge uma dúvida sobre qual levar, como doce de abóbora com coco, geleias, compotas, biscoitos, pimentas, catchup de goiaba, queijos e mais. E, aos sábados, dá para acompanhar a fabricação de pinga caseira e a torrefação de café.

Brotas também produz cervejas artesanais. A Brotas Beer, que está ganhando mercado a cada dia, é com certeza a pedida para um brinde na happy hour na cidade. A Adega Casarão é outro lugar para ótimas comprinhas de qualidade, que tem cachaças, licores, cervejas artesanais, doces caseiros, geleias, compotas, bolachas, café, mel, pimentas, queijos e salames. O Casarão é um prédio do século XIX, cuja estrutura em pau a pique fica em exposição – só a visita já vale a pena. Na cidade há também lojinhas de artesanatos, onde é impossível sair com apenas um item.

Brotas tem atrações para muito mais de um final de semanal. Um ótimo destino para conhecer, passar as férias e relaxar, com família ou amigos. Escolha as atividades para o roteiro de três ou quatro dias e partiu Brotas! Se for possível, dê uma esticada até Jaú, Barra Bonita ou Águas de São Pedro.

Mais informações em: brotas.tur.br

Texto por: Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque por: Tadeu Fessel

Comentários

Sair da versão mobile