Freud, do alto de sua complexidade, vivia entre o amor e o ódio com Viena. A capital da Áustria foi seu lar durante 78 anos e, apesar de sua notada antipatia com a cidade, reserva cantos onde a história do lugar se confunde a do célebre criador da psicanálise. Por isso, até hoje, é possível visitar lugares que serão eternos divãs de Freud.
O Café Korb, por exemplo, é um deles. Lá era onde os integrantes da Sociedade Psicanalítica de Viena se encontravam no início do século 19. Nas paredes, fotos antigas do café original com ares de art nouveau. Hoje, o café é mobiliado no melhor estilo dos anos 50 e cheio de fotos sensuais de sua dona, a atriz e artista performática Susanne Widl. Outro café importante dos tempos do pai da psicanálise é o Landtmann.
Outro lugar ideal para conhecer um pouco mais sobre Freud em Viena é o museu dedicado a ele. Objetos como a bengala e o chapéu do pai da psicanálise estão expostos. O lugar foi criado onde Freud morou e trabalhou durante 47 anos. Seu apartamento e escritório foram transformados no Museu Sigmund Freud e, para entrar, é preciso tocar a campainha – da mesma forma que seus pacientes neuróticos há cem anos.
É lá também que está uma série de postais traduzidos que Freud mandou para a mulher, Martha, que ficou em Viena para cuidar dos seis filhos durante suas peregrinações pela Europa. De Florença, ele escreveu: “Confesso que, em meio à tamanha beleza, acho que onde moro é mais bonito”.
Para conhecer um pouco mais doo cotidiano de Freud em Viena, uma passada ao restaurante Plachutta, que serve seu ensopado de carne favorito é obrigatória. O lugar ficou famoso pelo tafelspitz que tanto agradava o médico, mas também serve um ótimo Wiener schnitzel – o típico escalope austríaco.
![By Unukorno (Own work) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons](https://www.qualviagem.com.br/wp-content/uploads/2015/07/1024px-Wien_Narrenturm_2012-1024x682.jpg)
By Unukorno (Own work) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
Onde ficar
Onde comer
Stephan Die Gastwirtschaft Mit Bar
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Meinzahn