Muito além dos parques temáticos e compras, a Flórida, estado queridinho dos brasileiros, é um destino repleto de atrações naturais e culturais. O “Sunshine State” abriga cidades incríveis, cheias de vida e com atrativos únicos. Pensando nisso, reunimos os principais lugares para se visitar na região Sul do estado – onde está Miami, Fort Lauderdale e outras cidades cheias de charme – em um roteiro de 15 dias.
Confira:
Dias 1 e 2 – Miami
Um dos mais importantes pontos de entrada para a Flórida, Miami já é uma velha conhecida dos brasileiros e funciona como ponto de partida para um roteiro pela região Sul do estado.
Estando na cidade, vale a pena conferir um passeio que envolve todo o charme de sua paisagem urbana, com importantes estruturas históricas, como a Freedom Tower. No centro, outra dica é conhecer seus museus, como o Perez Art Museum Miami e The Frost Museum of Science, assim como o parque Bayfront e o shopping Bayside.
Dia 3 – Miami Beach
Já Miami Beach é um símbolo de diversão a beira-mar, principalmente em sua região mais famosa, South Beach. O lugar é um verdadeiro centro de entretenimento e lazer da cidade, contando com espaços como o Bass Museum of Art, a sala de concertos New World Symphony e o No SoundScape Park – esse último onde são projetados gratuitamente filmes e apresentações de orquestras.
Explore as vibrantes cores e formas da arquitetura Art Decò. O South Beach Art Deco District apresenta uma coleção de mais de 800 prédios dos anos 1930 e 1940 arquitetonicamente protegidos.
Outro passeio imperdível por essa região é a Ocean Drive. A rua mais famosa da cidade abriga as principais lojas, galerias e arte, cafés, bares e baladas, além dos famosos hotéis-boutique. Tanto durante o dia, quanto à noite, essa é uma parada obrigatória no destino.
Além disso, Miami Beach conta com diversos exemplares de uma fabulosa gastronomia em seus restaurantes.
Dia 4 – Coral Gables & Coconut Grove
Coral Gables é conhecida como a Cidade Bela. O lugar é cheio de influências mediterrâneas, com ruas repletas de arvores frondosas e casas imponentes. Passando por lá, é imperdível visitar o Biltmore Hotel e a Piscina Veneziana.
No mesmo dia, vale a pena conhecer o bairro mais antigo de Miami, fundado por imigrantes das Bahamas. Coconut Grove é um lugar boêmio, com ruas arborizadas, muito verde, parques e museus. Destaque para o Vizcaya Museum and Gardens, que mistura obras de artistas com jardins incríveis.
Dias 5 e 6 – Fort Lauderdale
Ideal para os amantes de praias e da natureza, a “Veneza Americana” – graças aos seus 520 quilômetros de canais navegáveis – é uma cidade para curtir de forma tranquila. Para começar, faça um passeio pelo calçadão Riverwalk, observando os arredores das praias de areias brancas e mar tranquilo. Entre as faixas de areia, o destaque fica por conta de Las Olas Beach, que tem restaurantes, lojas e galerias de arte na rua de mesmo nome.
Quem visita Fort Lauderdale também pode aproveitar para visitar o maior outlet dos Estados Unidos, o Sawgrass Mills. Clássico do consumo, o lugar está localizado na cidade vizinha de Sunrise e conta com mais de 350 lojas, cerca de 30 restaurantes e 11 mil vagas de estacionamento em 223 mil metros quadrados de área.
No destino há ainda passeios de barco por um dos maiores portos do mundo, o Everglades.
Dia 7 – West Palm Beach
A cidade que integra o condado de Palm Beach – junto de outras 38 – é agitada e urbana. Lojas, restaurantes e museus, além de bons serviços, fazem dela a base para visitar toda a região.
Entre os pontos imperdíveis estão a Clematis Street, o Shopping City Place, o Museu de Arte Norton e o Santuário McCarthy’s Wildlife, que resgata animais.
Em maio, a cidade se agita ainda mais com o Sunfest, o maior festival de música à beira-mar do estado.
Dias 8 e 9 – Sarasota
A cidade conta com praias para relaxar, como a Siesta Key Beach e Lido Key, que têm águas cristalinas e areias brancas, além de parques ecológicos com trilhas como o Myakka River State Park.
Para interagir ainda mais com a natureza, vale a pena conhecer o Mote Laboratory & Aquarium, que conta com mais de cem espécies marinhas.
E para um passeio cultural, a dica é visitar o The Ringling MUSEUM OF ART, um museu que chama a atenção tanto por sua estrutura, quanto pelas suas obras. O acervo foi reunido por John Ringling – importante nome do circo mundial – e sua esposa Mable. São 31 galerias com obras de arte europeias, asiáticas, americanas e contemporâneas.
Dias 10 e 11 – Fort Myers & Sanibel
A natureza também é o principal atrativo aqui. De praias como Fort Myers Beach aos parques ecológicos, Fort Myers é um destino que encanta com suas paisagens.
E por falar em encantamento, uma visita ao Butterfly Estates, com centenas de espécies de borboletas, é garantia de beleza e graça.
A cidade ainda é palco de atividades como passeios de caiaque, parapente e jet ski, além da observação de golfinhos.
Para descobrir o melhor da arte local, vale a pena fazer o Art Walk, um roteiro que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, e visita as principais galerias da cidade.
Outro passeio interessante é até as casas de veraneio de Thomas Edison e Henry Ford. Hoje, os lugares funcionam como museus que guardam objetos pessoais dos inventores.
Em Sanibel, nas praias desertas e os refúgios naturais, como o J.N “Ding” Darling, que oferece diversas trilhas, são os principais atrativos. Além disso, durante a temporada de dezembro a março, o Lee County Manatee Park é refúgio dos peixes-boi, oferecendo um contato único com esses animais.
Dia 12 – Naples
A “Costa do Paraíso”, como é chamada Naples, tem 50 quilômetros de praias que compõem a paisagem com mansões de luxo, resort pé na areia e restaurantes renomados.
As praias dos parques Barefoot Beach Preserve e Delnor-Wiggins Pass estão listadas entre as melhores do país e merecem uma visita.
Além disso, a cidade tem inúmeras galerias que dão o tom cultural ao passeio e mais de 90 campos de golfe para os aficionados pelo esporte.
Dia 13 – Everglades City
A cidade fica no coração do Parque Nacional de Everglades – este que ocupa boa parte do sudoeste da Flórida. É de lá que partem alguns dos melhores passeios para explorar essa vasta mistura de pântano, mangue e bosque.
Os passeios de airboat são os mais procurados e oferecem, além de uma experiência única com o cenário, a observação de animais como crocodilos e jacarés.
Outra opção para conhecer o lugar é pegar um ônibus-trem em Shark Valley e ir até a torre de observação. A vista vale a pena!
Dias 14 e 15 – Florida Keys
O arquipélago de 1700 ilhas se estende por 320 quilômetros na direção sul-sudoeste da Flórida. Para percorrer toda sua extensão, há uma estrada única, a Overseas Highway, que conta com paisagens deslumbrantes.
E por falar em rotas interessantes, não deixe de fazer o caminho da Seven Mile Bridge, a ponte mais longa da Florida Keys, que tem diversos trechos em cima do oceano.
Key Largo, Marathon, Big Pine Key e Key West são algumas das ilhas que podem ser visitadas por lá. Está última, a mais distante das Keys, é descontraída e relaxada.
Nessa região você encontra dois parques incríveis para explorar a riqueza marinha da região. O primeiro é o Dry Tortugas National Park, em Key West, composto por sete ilhas cercadas de águas azuis-esverdeadas e rico em diversidade de fauna e flora subaquática. Por lá, o mergulho é feito entre corais, recifes e cardumes de peixes coloridos. Estando lá, não deixe de visitar também o Forte Jefferson, construído em 1846.
Já o John Pennekamp Coral Reef State Parkin, em Key Largo, é o primeiro parque submarino dos Estados Unidos. Enquanto os manguezais e redes tropicais nas áreas altas do parque oferecem aos visitantes uma experiência única, são os recifes de corais e sua vida marinha associada que atraem a maioria dos visitantes do parque. Muitos apreciam a vista do recife a partir de um passeio de barco com fundo de vidro, mas os visitantes podem dar uma olhada mais de perto, mergulhando ou mergulhando com snorkel.
Ainda no parque, há um atrativo subaquático que chama a atenção de todos os visitantes. É o Cristo do Abismo, ou Christ of the Deep, uma estátua localizada no recife Key Largo Dry Rocks. Colocada em um recife a 8m de profundidade na costa de Key Largo, a obra criada por Guido Galletti tem outras duas “irmãs” pelo mundo, uma em Granada e outra na Riviera italiana.
Um ótimo destino para curtir na praia tomando banho de sol antes de retornar para Miami para finalizar a rota. Não se esqueça das margaritas!
Parceiros:
Texto por: Eliria Buso
Foto por IStock/ Kruck20