Um dos principais destinos britânicos de aventura, o norte do País de Gales, cheio de paisagens rústicas e amplos cenários, é o terreno natural ideal para atividades como caminhadas, canoagem e mountain bike. Além da natureza, a região tem locais especialmente construídos para a aventura, como a inovadora lagoa de surfe Surf Snowdonia e as tirolesas recordistas do Zip World. Ou seja, é a região perfeita para quem gosta de adrenalina. Tanto é assim que o norte galês foi eleito uma das principais regiões do mundo no concurso “Best In Travel 2017” da Lonely Planet.
No entanto, o norte do País de Gales não é só para quem gosta de acelerar os batimentos cardíacos. Sua paisagem bela e acidentada é igualmente adequada para atividades mais tranquilas, como piqueniques e observação de aves. Ela serve como um celeiro natural de produtos, fornecendo ingredientes para restaurantes locais e produtores de alimentos artesanais. É também uma terra antiga, com lendas e folclores enraizados por toda parte.
Ali ficam os poderosos castelos medievais de Caernarfon, Conwy e Harlech; o pico de Snowdon, a montanha mais alta na Inglaterra e País de Gales; e as terras ligadas aos contos do Rei Arthur e outras figuras lendárias. O ano 2018 foi escolhido como o Ano do Mar no País de Gales, fazendo dessa época a oportunidade perfeita para aproveitar o oceano, que pode ser visto a partir da idílica costa, das vilas costeiras galesas e das ilhas com contos históricos. Além das vistas, são locais ótimos para apreciar pratos com pescados frescos.
DIA UM
Virar rei num castelo eleito patrimônio mundial
O País de Gales possui mais de 600 castelos. Ou seja, tem mais construções desse tipo por quilômetro quadrado do que em qualquer outro lugar na terra. Muitos exemplos emblemáticos são encontrados no norte do País de Gales. Destacam-se os excepcionais castelos de Caernarfon, Conwy e Harlech, construídos sob as ordens do Rei Edward I. Ambiciosos e caros, eles foram erguidos para demonstrar o poder do rei inglês sobre o País de Gales e estão entre as melhores fortificações medievais remanescentes no Reino Unido, o que os levou ao título de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Renovado em 2016, o dramático Harlech Castle é acessado através de uma ponte movediça, que permite aos visitantes chegar ao castelo através da sua entrada original pela primeira vez em 600 anos.
Participar de uma aventura do Rei Arthur
Um filme épico sobre uma das maiores lendas da história foi lançado no passado e lançou luz sobre esse pedaço do Reio Unido. Dirigido por Guy Ritchie, “Rei Arthur: A Lenda da Espada” traz Charlie Hunnam como Rei Arthur. Snowdon, o pico mais alto na Inglaterra e no País de Gales, tem várias conexões com esse personagem: uma antiga lenda diz que Arthur matou o monstro que ali vivia e sua espada Excalibur teria ficado para sempre nas águas do lago de Llyn Ogwen, ali ao lado. É natural, portanto, que as filmagens tenham ocorrido na região, principalmente no Snowdonia National Park, em Capel Curig e ao redor da imponente montanha Tryfan. O diretor Guy Ritchie chegou a mandar pelo Twitter uma imagem da selvagem paisagem galesa logo no primeiro dia de filmagem.
Passear no trem a vapor pela Terra das Águias
Praticantes de trilhas de vários níveis encontram maneiras diferentes para escalar o Snowdon, pico que também é chamado de Eryri, ou “Terra das Águias” em galês. Uma opção mais relaxante, mas ainda assim emocionante, é subir a montanha a bordo da Snowdon Mountain Railway, uma ferrovia de bitola estreita e caminho de ferro em cremalheira. Aberta anualmente de março a outubro, a ferrovia tem três locomotivas a vapor em funcionamento desde 1896, ou seja, há mais de 120 anos. O passeio sai da estação de Llanberis e cruza viadutos e cachoeiras antes de chegar ao cume. O tempo de viagem até o topo é de uma hora.
Provar um chá nas alturas ou um oggie galês
Além de apreciar a vista deslumbrante, você deve provar uma bebida ou lanche no centro de visitantes Eryri Hafod, no topo da montanha Snowdon. Feita com carvalho e granito galeses, essa estrutura contemporânea abriga uma loja de lembranças e um café. Ali você pode comprar um presente, tomar um chá e provar um bolo ou torta, ou ainda um oggie galês – um pastel local recheado de carne.
Descobrir uma exótica vila italiana
Inspirado pela arquitetura clássica de balneários italianos como Portofino, o arquiteto galês Sir Clough Williams-Ellis projetou e construiu o Portmeirion entre 1925 e 1975. Com o estilo italiano e as casas coloridas em tons fortes, o conjunto ficou famoso e foi usado como cenário da série de TV “O Prisioneiro”. Agora, trata-se de uma das principais atrações turísticas do País de Gales. Os visitantes vêm para desfrutar do ambiente peculiar da vila e da bela paisagem. Também é possível se hospedar em Portmeirion, nos chalés ou no hotel à beira-mar.
Saborear pescados frescos
Depois do sucesso do primeiro endereço em Menai Bridge, aberto no norte galês desde 2012, um segundo restaurante Dylan’s foi inaugurado em maio de 2015 na tradicional estância costeira de Criccieth. O local fica num belo edifício restaurado em estilo art déco concebido pelo arquiteto Sir Clough Williams-Ellis, criador do Portmeirion. O cardápio é uma verdadeira celebração dos sabores locais. As especialidades da casa incluem o balde de mexilhões bêbados – cozidos no vapor com a cidra local e decorados com alho-poró, o vegetal nacional galês.
DIA DOIS
Faça um safári aéreo na maior área de tirolesas do mundo
Com uma grande variedade de circuitos de tirolesa, o norte do País de Gales é conhecido como a maior zona de arvorismo do mundo. Aberto desde 2016, a mais nova atração da região é a Zip World Fforest, um safári no topo da floresta perto da aldeia de Betws-y-Coed. Criado por um ex-comandante da Royal Marine como um parque de aventura para adultos, esse império do arvorismo começou em 2013 com Zip World Velocity, na Penrhyn Quarry. Os aventureiros sobem por uma pedreira desativada e chegam à maior e mais rápida tirolesa do mundo: ao atingir velocidades superiores a 100 km/h, dá para se sentir como se estivesse saltando de paraquedas sem ter subido em um avião!
A segunda construção do complexo é o Zip World Titan, aberto desde 2015 nas Llechwedd Slate Caverns. Além de abrigarem a primeira tirolesa com capacidade para quatro pessoas, as cavernas oferecem duas emocionantes aventuras subterrâneas: a Bounce Below, uma experiência em caverna que inclui trampolins, redes para saltar e escorregadores arrepiantes; e as Zip World Caverns, uma rede de tirolesas, pontes de corda e via ferratas (rotas de escalada especialmente construídas). Essas atrações velozes seduzem viciados em adrenalina de todo o mundo.
Desfrutar de um piquenique com uma refeição premiada
Você pode montar uma cesta de piquenique pra lá de especial com os produtos à venda no Bodnant Welsh Food Centre, em Conwy. O local tem o melhor dos comes e bebes galeses e é também escola de culinária, restaurante e pousada. Há também uma loja de produtos da fazenda com pães feitos no local, açougue e doceria, onde você pode escolher seu pão, algum queijo galês premiado e uma fatia de torta fresquinha para depois partir para um piquenique. Você não sabe em que local pode apreciar seu banquete? Pois saiba que o Bodnant Garden, ali próximo, é parte do National Trust e um local idílico para piqueniques.
Siga o caminho para uma ilha lendária
Localizado ao largo da costa da Anglesey, a Llanddwyn Island é considerada um dos locais mais românticos do norte do País de Gales. Seu nome significa “a igreja de Santa Dwynwen”. Diz uma antiga lenda que Dwynwen era uma mulher tão azarada no amor que veio viver como freira nessa pequena ilha, onde rezou para que outros tivessem melhor sorte que ela nos assuntos do coração. E assim Santa Dwynwen tornou-se a padroeira dos amantes (tornando-a o equivalente galês de São Valentim). Assim como o caminho do amor verdadeiro nem sempre é fácil, a rota para esse belo local também não facilita. Somente durante a maré baixa é possível chegar à ilha caminhando, numa pernada de 1,6 km pela praia Llanddwyn, onde sempre venta muito.
Muitas pessoas afirmam que o Rei Arthur está enterrado no País de Gales; algumas acreditam que seus restos mortais estejam em Bardsey Island, uma pequena ilha ao largo da costa noroeste do País de Gales. Conhecida como a “ilha de 20 mil santos”, que inspirou inúmeros artistas, escritores e músicos, ela dispõe de uma abundância de vida selvagem perfeita para um passeio.
Faça uma pausa para um chá da tarde
Nas confeitarias galesas é sempre possível encontrar uma especialidade local, como os welshcakes, panquecas de pura doçura recheadas de frutas secas, que ficam ainda mais saborosas quando servidas quentes ao sair chapa. Eles podem vir num suporte de prata e serem acompanhados por coalhada caseira feita com limão, tudo parte do chá da tarde no St Tundo Hotel no balneário de Llandudno. Este tradicional chá de tarde também inclui sanduíches, scones e compotas, além de uma variedade de bolos, incluindo o bara brith (uma receita local de bolo de frutas). Para uma efervescência extra, prove tudo com uma taça de espumante.
Surfar antes do jantar
Primeiro do gênero no mundo, o Surf Snowdonia fica em uma lagoa numa parte protegida pela cadeia de montanhas de Snowdonia. Aberta desde 2015, a lagoa é alimentada por máquinas especialmente criadas para gerar ondas de surfe perfeitas a cada 90 segundos. Há também uma área infantil, a Soft Play Shack, para bebês e crianças pequenas, além de surf shop, café, lanchonete e restaurante. Dá até para se hospedar no local, que possui área de camping com cabanas à beira da água. A mais nova atração do parque é a lagoa Crash & Splash, um percurso acidentado que termina com uma catapulta gigante. É pura água e adrenalina!
Provar as receitas de um renomado chef local
Natural do norte do País de Gales, o renomado chef Bryn Williams tem trabalhado em alguns dos mais prestigiados restaurantes de Londres, atuando ao lado de chefs como Marco Pierre White e Michel Roux. Além de ser o Chef Patron do premiado Odette’s, em Londres, ele recentemente voltou para sua terra abrir o Bryn Williams at Porth Eirias, um elegante café, bar e restaurante à beira-mar na costa norte galesa. Os destaques do cardápio incluem um prato compartilhável de torta de peixe Porth Eirias, carne galesa e uma salada com queijo de cabra de Conwy e mel. A lista de vinhos inclui o Gwinllan Conwy, feito em uma vinícola galesa a apenas alguns quilômetros de distância do restaurante.
Como chegar
O norte do País de Gales fica a três horas de carro ao norte da capital Cardiff. A região fica ainda mais próxima de cidades no centro e no noroeste da Inglaterra, incluindo Birmingham e Manchester, a cerca de duas horas de distância de carro.
Mais informações em: visitbritain.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / ValeryEgorov