Rosh Pinna, em Israel, é uma cidade localizada na Alta Galileia, aos pés de Safed, que foi fundada em 1882 por trinta famílias de imigrantes da Romênia. O local é um dos primeiros moshavs do país, um tipo de comunidade rural.
Hoje, é um ímã para os amantes da arte e cultura, história, natureza e arte culinária e não é à toa que vem se tornando um dos lugares mais visitados na Alta Galileia nos últimos anos. As antigas casas de pedra com detalhes coloridos e as ruas de paralelepípedos foram preservadas.
Ao longo das ruas, existem restaurantes gourmet, encantadores bares e cafés, galerias e lojas de arte e várias atrações. A rua superior, no coração do antigo vilarejo, é o ponto mais elevado, com algumas atrações como a casa do Professor Gideon Mer, famoso na região pelo combate à malária, a sinagoga, primeiro prédio público de Rosh Pinna e o antigo cemitério.
Mas o imperdível mesmo é o Nimrod Lookout, observatório que oferece uma bela vista não só da cidade, mas também do Vale do Hula, as Colinas de Golan, o sitio arqueológico Tel Hazor e o Monte Hermon.
Os amantes da natureza têm a oportunidade de fazer trilhas ao longo do riacho Rosh Pinna e para outros locais na Alta Galileia, ou até mesmo para as colinas de Golã. Trilhas de bicicleta, tours de jipe e até mesmo a cavalo são outras opções de passeio.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ guter