Ícone do site Qual Viagem

Roma, Assis, Turim e muito mais em roteiro religioso pela Itália

Foto por IStock/ TomasSereda

A Itália é um dos destinos que mais atrai peregrinos e pessoas que gostam de conhecer mais a respeito das religiões. Além do Vaticano, sede do Papado, não faltam catedrais, santuários e outros destinos como Turim, onde está o Santo Sudário, uma peça de linho que, acredita-se, foi usada para cobrir o rosto de Jesus e que carrega uma imagem de um rosto gravada até hoje.

Foto por IStock/ IvonneW

Para os devotos de São Francisco de Assis, por exemplo, a cidade onde o santo nasceu, viveu e morreu é ponto de partida. Tanto a cidade, quanto o entorno, foram tombados pela Unesco, como patrimônio mundial, em 2000, e ficam lotados em 4 de outubro, quando é celebrado o dia de São Francisco de Assis. Peregrinos do mundo inteiro visitam a cidade e a Basílica, centro mundial da ordem fundada pelo santo na Idade Média.

Em Roma, no começo do roteiro ou até no final, na programação deve reservar tempo para curtir a capital italiana com suas atrações históricas, arquitetônicas e, claro, gastronômicas. Mas deixar um bom período para conhecer o Vaticano, a sede da Igreja Católica, e considerado o menor país do mundo, é fundamental. Lá, é preciso visitar os Museus do Vaticano, repletos de tesouros, objetos sagrados, a famosa Capela Sistina e a Praça de São Pedro, onde está a Basílica de São Pedro. E onde também o Papa Francisco aparece para celebrar missas e abençoar os turistas.

Foto por IStock/ StrenghtOfFrame

A Basílica de São Pedro merece ser visitada com calma. Construída sobre o túmulo de São Pedro, abriga obras de arte, como a Pietà de Michelangelo, e esconde vários túmulos de santos, nas chamadas Grutas do Vaticano.

Para ir a Roma e ver o papa, de pertinho, é possível agendar uma audiência. Ele recebe peregrinos e visitantes todas as quarta-feiras, quando está na cidade. O encontro tem, além de uma pequena palestra, benção especial e uma oração. As audiências podem ser agendadas gratuitamente em papalaudience.org

Quem incluir Turim na programação de viagem vai ficar encantado com a beleza da cidade. Com os imponentes Alpes ao fundo, a capital do Piemonte é uma metrópole, que mistura modernidade com uma riqueza histórica. Não faltam atrações como a Piazza Castello, com vários bares deliciosos para sentar e tomar um bom vinho. E outros pontos de interesse como o Palazzo Reale e o Royal Palace of Venaria. Para um roteiro religioso, a visita à Catedral de Turim é obrigatória, pois é lá que está o Santo Sudário há quatro séculos. Vale a pena conhecer também a Igreja Consolata e a Basílica de Maria Auxiliadora, onde estão as relíquias de Dom Bosco, o fundador da Congregação dos Salesianos, a 34 km do centro de Turim. Lá foram guardadas as relíquias, os restos mortais, de Dom Bosco, canonizado em 1934.

Foto por Istock/ Alessandro Cristiano

A Enit, órgão oficial do turismo italiano, espera um aumento de pelo menos 20% no número de brasileiros em visita à Itália em 2017, em comparação com o ano passado. Os dados de 2016 ainda não foram fechados, mas em 2015 o país recebeu 873 mil brasileiros, um aumento de 14,4% em relação a 2014. Em número de pernoites, foram 2,2 milhões, uma alta de 16,9% em relação a 2014. No ano passado, os gastos dos brasileiros na Itália cresceram 5,7% em relação a 2015. Além disso, o Turismo da Itália também promove, este ano, os chamados burgos, pequenos vilarejos que ficam próximos a grande cidades. Este projeto se chama #italianvillages, uma oportunidade de fazer uma viagem diferente, curtindo os grandes centros, mas vivendo bem a cultura local.

Mais informações sobre os festivais em italia.it

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ TomasSereda

Comentários

Sair da versão mobile