Depois do sucesso da primeira edição, que levou mais de 15 mil pessoas à Praça XV no ano passado, a Festa dos Santos Populares Portugueses retorna ao Rio de Janeiro, entre os dias 09 e 11 de junho. A festa vai ocupar uma área de 5 mil m² no cais do Porto, o Armazém da Utopia. Um dos ícones da cultura nordestina, Alceu Valença abrirá a parte musical, na sexta-feira, dia 09. O encerramento, no domingo, 11, será com Ana Moura, cantora portuguesa que vem se destacando no cenário mundial por ter renovado o fado.
A Festa dos Santos Populares Portugueses entra, definitivamente, para o calendário de eventos do Rio de Janeiro. “Queremos mostrar ao público carioca e para turistas que visitarem a festa uma nova cara de Portugal, mas sem negar as tradições. Fizemos uma curadoria muito especial para trazer atrações inovadoras, na contramão de tudo o que já é conhecido por aqui”, explica Connie Lopes, idealizadora do festival.
O navio-escola Sagres, principal embarcação de preparação e treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, aportará atrás do Armazém e estará aberto à visitação nos dias do evento. O veleiro vem ao Brasil, especialmente, para participar do festival. A cenografia da festa também promete surpreender. Quem assina é a dupla Felipe Tassara e Daniela Thomas, que dirigiu junto com Fernando Meirelles e Andrucha Waddington a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016.
Humor luso-brasileiro, arte e literatura
Uma das novidades na programação do evento este ano será o debate sobre o humor luso-brasileiro, que vai reunir dois grandes talentos: o ator, cantor, humorista e apresentador de TV português Bruno Nogueira e o ator, escritor, humorista e roteirista o brasileiro Gregório Duvivier. Os artistas discutirão a relação do humor e os temas do cotidiano em Portugal e no Brasil.
O ator português Ricardo Pereira é um entusiasta da Festa dos Santos Populares Portugueses e, pela segunda vez consecutiva, declamará poesias no evento. A programação do festival inclui, ainda, desfiles de vestimentas tradicionais portuguesas da Casa do Minho, marcações de quadrilha, workshop de culinária e venda de artesanato típico de Portugal, como bordados e louças, além de peças do nordeste brasileiro.
Gastronomia
O riquíssimo universo gastronômico português não poderia ficar de fora. Os doces artesanais portugueses estarão representados pela Arte Conventual, Confeitaria e Padaria. Já os criadores do movimento Melhor Pastel do Mundo vão apresentar duas inovações em seu cardápio. Uma delas une o genuíno queijo da serra, em quantidades generosas, ao bolinho de bacalhau. A outra é uma mistura da clássica receita de arroz de pato português com o tradicionalíssimo pastel de feira brasileiro: o pastel de arroz de pato. Para harmonizar, será servido com a iguaria um caldo de cana picante, aromatizado com gengibre e canela.
Estarão à venda nas barracas e restaurantes montados no Armazém da Utopia comidas típicas da culinária portuguesa, como sardinhas assadas na brasa, bolinho de bacalhau, salada de bacalhau desfiado, bifanas (sanduíche de carne de porco), pastéis de nata e ovos moles. Haverá, também, uma grande variedade de rótulos dos famosos vinhos portugueses e cervejas, cafés, vinho do Porto e ginjinha.
Festa dos Santos Populares Portugueses
Armazém da Utopia, Porto do Rio de Janeiro (próximo ao AquaRio)
De 09 a 11 de junho
Sexta-feira das 17h às 01h, sábado das 13h às 00h, e domingo das 13h às 23h.
Ingressos: R$ 30,00 (adultos). Crianças de até 12 anos não pagam. Vendas pelo site Ingresso Rápido e no Armazém da Utopia (a partir do dia 08 de junho).
Mais informações em: santospopularesportugueses.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / rmnunes