Contemplar o lazer, as belas paisagens e a prática musical de forma lúdica e integrada com a arquitetura é a proposta do Parque Musical instalado no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Na verdade, o projeto consiste de playground sonoro, interativo e acessível a todos os públicos. O espaço de 32 metros quadrados abriga seis instrumentos de percussão criados e produzidos pelo músico e construtor de instrumentos Leandro César.
Inédito no Rio de Janeiro, o formato do Parque Musical é popular nos principais países da Europa e nos Estados Unidos. Assim como as academias de ginástica ao ar livre – projeto bem-sucedido em muitas cidades brasileiras –, o parque vai proporcionar aos cariocas e turistas uma atividade gratuita a céu aberto.
O Parque Musical fica totalmente ao ar livre, sendo exposto às mudanças climáticas, como sol, chuva, vento e maresia, e ao desgaste pela manipulação dos objetos. Por isso, foi preciso considerar todos esses aspectos na concepção das peças. Os seis instrumentos foram criados de maneira bem funcional com forte apelo visual. As peças lembram árvores e flores de um jardim. O Parque Musical reúne atabaques, campanas, metalofones e vibrafone. É mais uma novidade que fica para o pós-olimpíadas no Rio de Janeiro. Quem ganha é o turista. Confira!
Mais informações em: visit.rio
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Eny Miranda / visit.rio