logo

Telefone: (11) 3024-9500

Retomada do turismo: Nova Petrópolis está de braços abertos para receber os visitantes | Qual Viagem Logo

Retomada do turismo: Nova Petrópolis está de braços abertos para receber os visitantes

28 de junho de 2024

O Rio Grande do Sul passou por situações delicadas com as enchentes no mês de maio, mas com solidariedade e força tem superado as dificuldades e está retomando suas atividades, inclusive no turismo. Com a chegada do inverno, a cidade de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, com suas belas paisagens e atmosfera acolhedora, convida os turistas para aproveitar suas diversas atrações.

Foto por Patrícia Chemin

Além de experiências com valores mais acessíveis, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um novo destino. “A cidade está de braços abertos, com estabelecimentos comerciais e turísticos funcionando normalmente, prontos para receber os visitantes”, destaca o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Neander Willrich Port.

Estradas e acessos 

A cidade, que fica a 92 km de Porto Alegre, possui diversas rotas de acessos e opções de estradas seguras. Para quem vem da região metropolitana e Vale do Sinos, o caminho até Nova Petrópolis é pela BR-116. Já para os que vêm de Santa Catarina, Litoral Norte do RS, Gramado e Canela, a recomendação é usar a ERS-235. E da região de Caxias do Sul, a viagem passará pelas cidades de Feliz e Linha Nova. Se os visitantes chegam de outras localidades do Brasil, o meio de transporte é por via aérea, e é o aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, uma opção próxima e que se tornou referência na Serra Gaúcha. Também é possível aterrissar na base aérea de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, onde estão sendo realizadas operações comerciais.

Experiências e passeios

Foto por Patrícia Chemin

Se você procura um local para relaxar e recarregar suas energias, um passeio no clássico Labirinto Verde, no centro da cidade, é uma opção. Nova Petrópolis também oferece visitas a locais históricos, como o Parque do Imigrante e o Esculturas Parque Pedras do Silêncio, além das tradicionais casas em estilo enxaimel, inspiradas na arquitetura alemã. Para os admiradores de cerveja artesanal, uma visita à cervejaria Edelbrau é uma experiência imperdível, proporcionando uma degustação única e um momento de descontração.

Foto por Patrícia Chemin

Gastronomia para todos os gostos

Para aqueles que apreciam um bom café, chá ou chocolate quente, as cafeterias da cidade estão cheias de delícias e receitas tradicionais. A dica é conferir os produtos, como pães artesanais com fermentação natural da Padaria e Confeitaria Petrópolis e as irresistíveis cucas alemãs e biscoitos da Petrópolis Boulangerie.

Os restaurantes, por sua vez, oferecem cardápios variados com valores para todos os bolsos, e para diferentes paladares, criando um ambiente perfeito para reunir a família em torno da mesa. Além das tradicionais galeterias, nesta época as sopas e os cremes fazem muito sucesso. Outra sugestão são as sequências de fondue, nas variações salgado ou doce.

Inspirado nos almoços de família que os imigrantes alemães faziam em datas especiais, o Restaurante Unser Haus traz para o seu fogão à lenha o melhor da gastronomia, sabores e lembranças destes verdadeiros banquetes. Também há oferta de cardápio único no almoço típico, onde predominam pratos da cozinha alemã, mesclando um pouco com a culinária italiana e gaúcha, no restaurante Colina Verde.

Hospedagens

Para quem pretende estender a visita, Nova Petrópolis possui meios de hospedagens seguros e confortáveis, que variam entre opções rústicas, como chalés, até as pousadas mais modernas e hotéis.

“Queremos ser o destino ideal para as pessoas que quiserem e puderem viajar. Nossa cidade é uma ótima opção para quem busca um momento para se conectar com a natureza e fugir da agitação. Estamos em um momento de olhar para frente”, finaliza Port.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários