Ícone do site Qual Viagem

Resgate cultural e social no projeto Mãostiqueiras

A cidade de Campos do Jordão é um dos destinos mais badalados do inverno no centro sul do Brasil, e está enfrentando de maneira forte a disseminação do novo coronavírus. Os restaurantes, bares e locais para eventos continuam fechados e a hotelaria só pode reabrir parcialmente em 50% de sua capacidade e, mesmo assim, com uma série de protocolos. Áreas de lazer como piscinas, playgrounds, spas e saunas estão proibidas. Os restaurantes dos hotéis funcionam com medidas bastante restritas com funcionamento parcial. Para o café da manhã, distanciamento das mesas e proibição do uso do sistema de buffet. A cidade mantém cerca de 90% de suas atrações fechadas ao turismo.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Mas isso pode ser ao mesmo tempo um desafio para mostrar outros atrativos importantes que a cidade tem e que geralmente não são apresentados de maneira mais intensa ao turista. Uma dessas atrações está inserida na estradinha que leva o turista ao Horto Florestal. Num parque com paisagens europeias, repleto de lindas ovelhas, lagos clarinhos e uma atmosfera pra lá de natural, está o projeto Mãostiqueiras, tocado por Juliana Müller Bastos, que descobriu que a maior parte dos criadores de ovelhas da região fazia a tosquia anual de seus animais e jogava a lã fora, não aproveitando esta valiosa fibra têxtil.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Depois de um intenso trabalho de conscientização com os produtores, a lã natural da tosquia é recebida e processada pelas mulheres envolvidas no projeto, transformando-a em lindas peças de decoração e gerando benefícios ambientais, sociais e financeiros.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Reconhecer a lã da ovelha como matéria-prima que era desprezada em nossa região é um bem econômico, de valor social, cultural e ambiental, beneficiando e transformando-a em objetos decorativos de qualidade, gerando trabalho, renda e educação para a sustentabilidade, além de resgatar o patrimônio cultural dos modos tradicionais de produção.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O projeto realiza constantemente capacitações em diversas áreas: resgate cultural de saberes e fazeres, fortalecimento das mulheres, visão de mercado de decoração e design de produtos, precificação, tingimento natural, beneficiamento da lã, entre outros benefícios.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O turista pode visitar o projeto em horários reduzidos e especiais durante essa quarentena. Lá o visitante encontrará a explicação de como a lã é tratada e beneficiada, tem uma demonstração real dos teares e uma loja com dezenas de produtos feitos ali mesmo, resgatando o carneiro como animal símbolo e a importância do beneficiamento de sua lã. Lá você pode conferir um curioso trabalho artesanal com a lã natural, entre roupas, acessórios e peças de decoração. O visitante descobre o passo a passo de produção dos belos objetos, desde a tosquia até a costura.

A Mãostiqueiras fica na Av. Pedro Paulo, km 1455, em Campos do Jordão. Fechado sempre às terças-feiras. Mais informações em: (12) 3662-3207 / maostiqueiras.com.br

Texto e foto destaque por: Cláudio Lacerda Oliva

Comentários

Sair da versão mobile