Neste ano, a República Tcheca está repleta de festividades e exposições comemorativas que marcam datas importantes da história do país. Algumas das celebrações estão relacionadas com os 700 anos do nascimento de Carlos IV, antigo Rei da Boêmia e do Sacro Império Romano. O Museu da Cidade de Praga e o Museu Técnico Nacional vão comemorar a data e o Castelo de Praga vai exibir as joias da coroa da Boêmia. Outras festividades acontecerão nos castelos de Velhartice e Veveri.
A Galeria Nacional de Praga vai apresentar a exposição Imperador Carlos IV (1316-2016) nas instalações históricas da Universidade Carlos em Praga. A galeria, aliás, tem seu próprio aniversário: em fevereiro de 1796, exatamente há 220 anos, foi fundada a galeria de pinturas da Sociedade dos Amigos Patrióticos das Artes da Boêmia que, mais tarde, foi sucedida pela Galeria Nacional.
Além disso, em 2016, Praga será palco de uma exposição do pintor francês Henri Rousseau e apresentará o trabalho do gênio renascentista Lucas Cranach, o Velho. Pela primeira vez será possível ver criações do artista conceitual chinês Ai Wei-Wei, um dos mais renomados artistas da atualidade. Além disso, nas renovadas instalações do Convento Medieval de Santa Inês de Boêmia, um parque de esculturas será aberto ao público. Já o Palácio Kinský abrigará atraentes exposições de curta duração.
Dezenas de eventos vão marcar a batalha de Hradec Králové, a maior ação militar no território tcheco, que teve lugar há 150 anos. Além de uma batalha reencenada de 1 a 3 de julho, haverá a inauguração de um monumento, seguida pelo Baile de Franz Joseph I. Além disso, 2016 vai comemorar o 80º aniversário do nascimento de Václav Havel, o primeiro presidente pós-revolução. Como uma forma de honrar esta personalidade marcante, pode-se visitar o jardim floral Chateau Lány ou Castelo de Praga, sede dos presidentes da República Tcheca.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Ladislav Renner / Divulgação