logo

Telefone: (11) 3024-9500

Religião e cultura se unem na cidade de Santa Cruz (RN) | Qual Viagem Logo

Religião e cultura se unem na cidade de Santa Cruz (RN)

15 de junho de 2022

Santa Cruz é uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte localizada no sertão do Trairi, mais especificamente a 115 km da capital, Natal. Conhecida pelo turismo religioso, é onde se localiza a maior estátua cristã do mundo: uma imagem de Santa Rita de Cássia, que tem 56 metros de altura.

As obras para construir a imagem começaram em 2007 e levou três anos para ser inaugurada, em junho de 2010. A partir daí, virou ponto de peregrinação de romeiros e turistas que passam pela região. Cerca de dois milhões de visitantes já passaram por ali e estiveram perto da Santa das Causa Impossíveis, que foi canonizada em 1900.

Foto por: Secretaria de Turismo de Santa Cruz

Além do monumento, a estrutura possui santuário, capelas, auditório, estacionamento, mirante e restaurante para atender os turistas.

A programação religiosa é intensa e variada, com missas em vários dias da semana nas diferentes capelas e romarias em datas específicas.

Além do aspecto religioso, há outros a serem descobertas em Santa Cruz, a começar pela gastronomia, que é marcada pelo sabor forte e pelo uso da pimenta. A produção de frango é um dos propulsores da economia da cidade, e por isso os pratos com a ave são bem comuns. A refeição fica completa com a variedade de frutas encontrada na região, dentre elas podemos destacar o caju, a mangaba e a graviola.

O povo da cidade (que possui 40 mil habitantes) também se destaca pelos dons artísticos. O Teatro Municipal Candinho Bezerra possui uma intensa e variada programação cultural e valoriza os artistas locais. Outras manifestações culturais são o Festival da Viola, a Associação de Músicos de Santa Cruz, o Grupo Folclórico Bumba-Meu-Boi e a Associação de Poetas e Escritores de Santa Cruz.

Além disso, a cidade conta com a possibilidade de fazer turismo rural. Ao sul do município, na Fazenda Boa Hora, encontra-se o Museu Auta Pinheiro Bezerra, que oferece aulas diversificadas e onde é possível conhecer mais sobre a flora e a fauna da caatinga – ecossistema típico da região. Quem passeia por ali também pode observar as tradições e culturas dos sertanejos, já que grande parte da população vive no meio rural.

Texto por: Cláudia Costa

Foto destaque por: Canindé Soares

Comentários