Os gêiseres são nascentes termais que entram em erupção constantemente e lançam colunas gigantescas de água quente e vapor de ar. Confira os mais belos gêiseres ao redor do mundo:
Parque Nacional de Yellowstone – Wyoming, Estados Unidos
Considerado um supervulcão, o Parque de Yellowstone fica sobre uma área vulcânica que atualmente está inativa. Mais da metade dos gêiseres do mundo todo estão concentrados em Yellowstone. O mais famoso, no entanto, é o Old Faithful Geyser, que foi o primeiro gêiser do parque a ser nomeado.
Além dos gêiseres, o parque possui diversas outras atrações e paisagens de tirar o fôlego, como o rio Yellowstone, as cachoeiras de Lower e Gibbon Falls, o enorme desfiladeiro e as fontes hidrotermais.
Vale dos Gêiseres – Kamchatka, Rússia
O segundo maior vale de gêiseres do mundo está localizado na província de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia. O cânion vulcânico possui cerca de dois quilômetros de largura e suas fontes podem chegar a uma temperatura de mais de 95°C.
Em 1996, a UNESCO declarou os Vulcões de Kamchatka como parte do Patrimônio Natural Mundial. Além disso, Kamchatka é considerada a Sétima Maravilha da Rússia.
Beppu – Oita, Japão
Localizado na província japonesa de Oita, Beppu possui o segundo maior recurso de águas termais do mundo, apenas atrás de Yellowstone, e é o “onsen” mais famoso e visitado do Japão.
A região é popular por possuir os “Nove Infernos de Beppu”, nascentes de água quente que possuem diversos formatos e cores, algumas podendo atingir até 150°C, como é o caso de Tatsumaki Jigoku, o gêiser que entra em erupção periodicamente e é uma das principais atrações do local.
Strokkur – Haukadalur, Islândia
Strokkur está localizado no famoso vale de Haukadalur, o mais importante da Islândia.
Além de ser um dos mais famosos, é um dos mais ativos gêiseres do mundo, entrando em erupção a cada quatro a oito minutos e pode chegar a mais de quarenta metros de altura.
Dallol – Etiópia
Localizada no distrito de Dallol, no norte da Etiópia, a região está cercada pelo deserto de Danakil e possui temperatura média de 40°C.
Além do deserto, Dallol possui também um vulcão ativo, e chegou a ser considerado um dos lugares mais inóspitos para se viver. Devido a essas características, o local é conhecido como um “portão para o mundo inferior”. A melhor época do ano época do ano para visitar o local é entre setembro e março, quando a temperatura não é tão alta.
El Tatio – Atacama, Chile
Localizado no deserto do Atacama, no Chile, o El Tatio está situado a 4.200 metros de altitude.
O melhor momento do dia para visitar e admirar os gêiseres é pela manhã, por volta de 5h – quando começa a excursão – já que a temperatura da água está por volta de 85° fervendo.
Texto por: Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock/ Riishede