Os vinhos portugueses são uma tradição já reconhecida mundo afora. Além do icônico vinho do Porto, são produzidos no país inúmeros rótulos derivados de centenas castas de uvas diferentes. De norte a sul, há diversas regiões com vinhedos, vinícolas e caves abertos à visitação, o que tem atraído turistas de todo o mundo.
Para quem quer fazer um roteiro de enoturismo em Portugal, o destino mais famoso é o Vale do Douro, no norte do país. Reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a região vinícola do Alto Douro produz vinhos há dois mil anos. As videiras são plantadas nas encostas em socalcos, formando lindas paisagens.
Por lá, o principal produto é o vinho do Porto. Além de conhecer os vinhedos, é possível visitar as caves – a maioria delas está na cidade de Vila Nova de Gaia, separada do Porto pelo Rio Douro. Os turistas podem aprender sobre todo o processo de fabricação dessa bebida e também fazer uma degustação.
Outra importante região vitivinícola em Portugal é o Alentejo, no sul do país. Ao longo de extensas planícies, há uma série de quintas (fazendas) e herdades (propriedades rurais) que produzem vinhos e são reconhecidas pela hospitalidade. É possível fazer degustações, passear de diversas formas pelos vinhedos, participar das vindimas (que costumam acontecer entre setembro e outubro) e até ficar hospedado dentro de uma propriedade local.
Também vale mencionar os vinhos produzidos na Ilha da Madeira, nos Açores, no Centro de Portugal, na região de Setúbal e na Rota dos Vinhos Verdes (extremo noroeste do país).
No Brasil
O sucesso dos vinhos de Portugal entre os brasileiros é tão grande que é possível comprá-los mesmo em lojas online, como o Empório do Armando. Fundado por um imigrante português que veio ao Brasil após a 2ª Guerra Mundial, o Empório do Armando comercializa uma farta linha de vinhos escolhidos a dedo e provenientes de diversas partes de Portugal. A proposta é trazer para o Brasil um pouco das melhores iguarias lusitanas. Aproveite que toda a loja online está com desconto de 10% usando o código “DESCONTOQUALVIAGEM”.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / SimonDannhauer