Ícone do site Qual Viagem

Região Uva e Vinho tem roteiros de vindima na temporada das férias de verão

A vindima é a época de colheita das uvas, que depois passam pelos processos de elaboração de vinhos, espumantes e sucos. Em Bento Gonçalves, reconhecida como a Capital Nacional do Vinho, a temporada acontece na época das férias de verão, entre os meses de janeiro e março, e atrai turistas que buscam um roteiro com história e tradição e que querem conhecer mais sobre o processo de elaboração destas bebidas.

São várias as opções de vindima oferecidas na Região Uva e Vinho. Em comum, os roteiros oferecem atrações que mantêm vivas as tradições e hábitos dos imigrantes italianos, entre eles o merendim (mesa com comidas típicas) e a pisa das uvas.

Com mais de 30 anos no mercado do turismo da região, a Giordani Turismo, em parceria com empreendimentos locais, desenvolveu opções de passeios que reforçam seu compromisso na preservação e disseminação da história e cultura locais. São passeios que oferecem uma, duas ou mais atrações exclusivas da temporada de vindima e duram de quatro a sete horas. “A ideia de ter mais opções disponíveis é para dar ao turista a possibilidade de escolher o que melhor se encaixa no seu gosto e no tempo da viagem”, explica Cristiane Tomazini, gerente de marketing da empresa.

Foto por Giordani Turismo

O roteiro Caminhos da Vindima acontece em um local que serviu de cenário para um dos principais filmes sobre a imigração italiana no Brasil e conta com merendim italiano, colheita e pisa da uva. Já no Tour Vindima, o visitante percorre os parreirais na companhia dos proprietários da vinícola, participa de um merendim e da pisa de uvas e saboreia o almoço da “nona”, com polenta mole e molho de carne, massas, alcatra ao vinho tinto, sobremesa, vinho colonial, suco de uva e água.

A opção mais completa é o Fascínios da Vindima, onde o turista conhece uma vinícola boutique familiar, faz a colheita das uvas e um merendim sob os parreirais ao som de músicas italianas tocadas e cantadas pelas nonas da região. Depois é hora de andar a bordo de um winetuc (pequeno trator usado no transporte da colheita) e viver a experiência da pisa das uvas. Em uma vinícola com mais de cem anos, o visitante participa de um curso de degustação de vinhos, espumantes e chocolates. O roteiro se completa em outro empreendimento familiar, onde é oferecido um almoço típico harmonizado.

Todos os passeios têm transporte local, acompanhamento de guia e taxas de visitação inclusos. Eles acontecem aos sábados, domingos e terça-feira de Carnaval de 04 de janeiro a 04 de março de 2025, e os valores variam de R$ 345,00 a R$ 1.020,00, conforme a opção escolhida.

Mais informações em: giordaniturismo.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Giordani Turismo

Comentários

Sair da versão mobile