Considerada o “salmão” das montanhas, a truta é o grande atrativo de um dos festivais gastronômicos mais tradicionais do país, que será realizado na Região de Visconde de Mauá, destino turístico no sul fluminense.
Depois de três anos de ausência, devido à pandemia, a 21ª Temporada da Truta será aberta ao público a partir do próximo dia 26 de outubro, com diversos atrativos, até seu encerramento, em 25 de novembro. A programação técnica, no entanto, terá início já a partir do dia 04 de outubro, com workshops entre chefs de cozinha e confraternização.
Durante o período da temporada, o público local e turistas poderão apreciar pratos elaborados e exclusivos em mais de 30 estabelecimentos credenciados. Número que deverá aumentar, pois as inscrições ainda não foram encerradas.
Esta edição incluirá também a participação de hotéis e pousadas da região que irão oferecer ao público o que há de melhor da culinária típica das montanhas, tendo a truta como principal atrativo.
Tradição
Promovido pelo Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau, o evento reúne, há mais de duas décadas, chefs renomados que promovem cursos, workshops, palestras e aproveitam a qualidade do pescado local para capacitar equipes, aprimorar menus e as condições de preparo de uma iguaria regional, a truta. O resultado é um menu elaborado, sofisticado e produzido com receitas muito especiais para serem apreciadas pelos turistas e visitantes da região.
Esta deliciosa imersão gastronômica tem como ponto de partida um peixe que se reproduz nas águas mais puras e geladas das cabeceiras dos rios da região de Visconde de Mauá. A truta é o carro chefe da alta gastronomia desenvolvida no local e virou assinatura dos pratos mais sofisticados da montanha. Outra deliciosa experiência que fará parte do evento é a harmonização de vinhos com os novos pratos criados pelos chefs.
Mais informações em: @temporadadatruta
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Reginaldo Pupo