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Rede de luxo Shangri-La Hotels and Resorts inova com mordomos-robôs

Fãs do desenho animado “Os Jetsons” vão adorar saber que no hotel Jen, em Singapura – uma das marcas da rede asiática Shangri-La Hotels and Resorts –, simpáticos robôs com uniformes de mordomos (Jeno, de azul turquesa, e Jena, de cor-de-rosa) fazem as vezes da simpática Rosie da TV. Eles são acionados pelo room service do hotel para entrega de águas, toalhas, entre outras solicitações de rotina.

Foto por Divulgação / © Shangri-La International Hotel Management Ltd.

É fato que a robotização já chegou a diversos setores da indústria, e, portanto, à hotelaria também, e que o tema assusta com a possibilidade de perder o lado humano da hospitalidade. Mas, nesse caso, Jeno e Jena quase chegam a ser humanos, já que despertam risos e entusiasmo, tanto entre adultos quanto nas crianças, sempre que tocam a campainha ao serem chamados pelos hóspedes.

Foto por Divulgação / © Shangri-La International Hotel Management Ltd.

Equipados com sensores que evitam obstáculos e os permitem fazer entregas com eficiência, podem subir elevadores e fazer chamadas telefônicas para os quartos no momento da chegada. Os dois têm um metro de altura e se movimentam sem vigilância ao redor do hotel a uma velocidade de 2,5 km/h, ou seja, metade da caminhada humana. Integrados a um software que rastreia a lista de tarefas, tanto Jeno quanto Jena, que vivem no lobby do hotel, podem aguardar que um dos dois entregue os itens em 15 minutos desde a solicitação. Ambos resolvem magistralmente aquela fome intrusa no meio da noite com um menu de iguarias e delícias locais, e funcionam perfeitamente entre meia-noite e 6h da manhã. Também entregam toalhas extras, água e outras comodidades.

Foto por Divulgação / © Shangri-La International Hotel Management Ltd.

A mecânica é simples: os hóspedes podem solicitar os serviços telefonando para a recepção do hotel. Ao receber o pedido, a comodidade, comida ou bebida solicitada é preparada e colocada no compartimento do robô. Um funcionário do hotel desbloqueia o compartimento interno do robô com uma senha, coloca os itens dentro e digita o número do quarto para entrega. O robô então se dirige ao elevador, até chegar ao andar e ao quarto correto. Assim que o hóspede abre a porta do quarto, a tampa do compartimento do robô abre automaticamente, disponibilizando o item pedido.

Foto por Divulgação / © Shangri-La International Hotel Management Ltd.

Uma vez que a entrega foi concluída, o hóspede pressiona “All Set” e pode avaliar a experiência de estadia em um ranking de uma a cinco estrelas. Se o convidado selecionar cinco estrelas, o robô exibirá “Yay!” e dançará de felicidade, retornando para a recepção do hotel.  Esse é o momento clímax em que hóspedes – não importa a idade – se divertem. Afinal, não é todo dia que temos os amigos de Rosie batendo em nossa porta.

Foto por Divulgação / © Shangri-La International Hotel Management Ltd.

Na Shangri-La Hotels and Resorts o serviço com robôs autônomos só está disponível por enquanto em Singapura, nos hotéis Jen Orchardgateway e Jen Tanglin Singapore.

Sobre Shangri-La Hotels and Resorts

Baseada em Hong Kong, Shangri-La Hotels and Resorts atualmente possui e gerencia aproximadamente 100 hotéis com a marca Shangri-La, Kerry e Hotel Jen, e reúne aproximadamente 40 mil apartamentos em seu portfólio, em 22 países e cerca de 76 destinos. Os hotéis Shangri-La são estabelecimentos de luxo, localizados na Austrália, Canadá, China, Fiji, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Maldivas, Ilhas Maurício, Mongólia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Sri Lanka, Omã, Taiwan, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes e Reino Unido. O grupo desenvolve novas aberturas na Austrália, China, Camboja, Indonésia, Malásia e Arábia Saudita.

Mais informações em: shangri-la.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / © Shangri-La International Hotel Management Ltd.

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