Quem gosta de centros urbanos com diversas opções de pontos turísticos tem grandes chances de se apaixonar pelo Recife, afinal há muito para ver e fazer. É importante ressaltar que a capital pernambucana oferece boas praias e um infinidade de atrativos históricos, culturais e artísticos.
Recife preserva muito de seu período colonial. A mistura deixada pelas ocupações portuguesas e holandesas aliado às obras de revitalização da cidade tornam todo o conjunto de pontos turísticos bem atrativo para os turistas.
Reserve ao menos um dia para caminhar pelo Recife Antigo e visitar locais que estão na mesma área, como o Marco Zero – onde tem início a contagem oficial de distâncias -, o novo Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus e seus edifícios coloridos, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Centro Cultural Judaico e a Torre Malakoff. Atravessando a Ponte Buarque de Macedo será fácil conhecer a Capela Dourada, possivelmente a igreja mais bonita do Recife, construída entre os séculos XVII e XVIII e toda coberta por ouro em seu interior. Tente também ir ao Forte das Cinco Pontas e à Casa da Cultura, onde funcionava uma prisão e hoje há lojinhas de artesanato.
Saindo um pouco da parte antiga do Recife, é imprescindível fazer uma visita à Praia de Boa Viagem, famosíssima na capital; à Oficina Brennand, cheia de obras de Francisco Brennand, pintor e escultor recifense; e ao Instituto Ricardo Brennand, um espaço com exposições interessantes para pessoas de todas as idades.
Um lado positivo do turismo no Recife e é que o valor cobrado para visitar a maioria dos pontos turísticos é simbólico.
O Instituto Ricardo Brennand é um dos pontos turísticos mais interessantes do Recife, pois tem a capacidade de agradar pessoas de todas as idades. É o local ideal para quem aprecia artes, objetos antigos e arquitetura. Com uma bela paisagem ao ar livre, árvores, cafeteria e edifícios em forma de castelo medieval, é difícil não ficar impressionado com esse excelente espaço cultural, uma das maiores referências do Recife.
Quem perdeu o Carnaval de Recife e Olinda e não conseguiu ver os bonecos gigantes em ação não precisa ficar triste! A Embaixada dos Bonecos Gigantes expõe os famosos bonecos criados para participar do Carnaval nas duas cidades, permitindo que os turistas tenham uma clara ideia da dimensão, da estrutura e do modo de comemorar a festa mais popular do Brasil.
A Capela Dourada é uma das igrejas mais bonitas do Recife e simboliza toda a riqueza do período colonial no Brasil. Construída entre os séculos XVII e XVIII, ela fica dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, que também abriga um Museu de Arte Sacra.A capela é riquissíma em detalhes de ouro; para onde quer que se olhe.
A Casa da Cultura é um antigo presídio recifense, desativado há cerca de 40 anos, que hoje funciona como ponto turístico. O local, foi revitalizado e agora abriga lojinhas de artesanato e escritórios. É um ponto de parada muito interessante para tirar fotos e comprar boas lembranças para toda a família.
O Centro Cultural Judaico de Pernambuco é um ponto turístico relativamente novo no Recife, pois as escavações que permitiram descobrir a localização da antiga Sinagoga da rua Bom Jesus foram feitas apenas há pouco mais de 15 anos. O centro cultural fica onde esteve uma das primeiras sinagogas da América .
O Convento de São Francisco, datado de 1585, faz parte de um conjunto arquitetônico que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de Santana e a Capela de São Roque. Na propriedade, que tem vários ambientes, chamam a atenção os trabalhos feitos em madeira, as pinturas e, principalmente, os azulejos portugueses.
O Forte de São Tiago das Cinco Pontas foi a última construção holandesa no Recife e tinha como objetivos proteger a capital pernambucana de ataques estrangeiros e ajudar na distribuição de água potável.
O Marco Zero, na Praça Rio Branco, é conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o carnaval.
A Oficina Brennand pertence ao artista pernambucano Francisco Brennand, que herdou a propriedade de seu pai e transformou-a em um museu a céu aberto. O lugar tem ambientes distintos e serve como oficina para produção de uma das cerâmicas mais resistentes do Brasil e também como museu para expor as obras de Francisco. A zona portuária ganhou revitalização para o período da Copa do Mundo e antigos galpões em atrações turísticas, principalmente para a noite recifense. Outra atração interessante é o Paço do Frevo, centro cultural mais fervilhante para conhecer mais sobre o ritmo exclusivo pernambucano.
Quem leva
Gol voegol.com.br
Avianca avianca.com.br
Azul voeazul.com.br
TAM tam.com.br
Onde ficar
Dorisol Recife Grand Hotel – dorisol.com.br
Internacional Palace Recife – lucsimhoteis.com.br
Mercure Recife Mar Hotel Conventions – mercure.com/pt-br/hotel-9971-mercure-recife-mar-hotel-conventions
Pacotes Turísticos
CVC cvc.com.br
Decolar.com decolar.com
RCA Turismo rcaturismo.com.br
Foto destaque por copagov via Commons Wikimedia