logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ras Al Khaimaha será sede da Copa do Mundo de Minifootball em 2023 | Qual Viagem Logo

Ras Al Khaimaha será sede da Copa do Mundo de Minifootball em 2023

23 de junho de 2022

O turismo esportivo está ganhando força em Ras Al Khaimah com o destino nomeado anfitrião da Copa do Mundo de Minifootball 2023 (WMF), uma mega competição internacional de futebol realizada a cada dois anos que atrai milhares de espectadores e fãs de todo o mundo.

A Autoridade de Desenvolvimento do Turismo Ras Al Khaimah (RAKTDA) venceu a licitação altamente competitiva para sediar o torneio de 2023 com a Federação Mundial de Minifootball (WMF) selecionando o destino entre outros candidatos pré-selecionados, incluindo Manila e Budapeste. As datas finais do torneio serão anunciadas nas próximas semanas.

O torneio, que reunirá 24 seleções e milhares de espectadores em Ras Al Khaimah, consolida a reputação do destino de sediar eventos esportivos internacionais, com o emirado já recebendo eventos de alto nível, incluindo a Meia Maratona Ras Al Khaimah, a maior meia maratona mais rápida que atrai mais de 5.000 participantes por ano, competição de ciclismo de estrada UAE Tour, bem como campeonatos internacionais de golfe de renome, o DP World Tour e o European Tour.

Além do significativo desenvolvimento turístico e dos benefícios econômicos que a realização da Copa do Mundo de Minifootball (WMF) de 2023 trará, a Autoridade de Desenvolvimento do Turismo Ras Al Khaimah (RAKTDA) acredita que o torneio funcionará como um trampolim para a promoção do Minifootball nos Emirados Árabes Unidos, incentivando mais residentes e visitantes para praticar o esporte, o que vai de encontro com os objetivos do emirado que é o de promover um envolvimento mais amplo entre escolas, clubes esportivos e a comunidade local dos Emirados Árabes Unidos.

Raki Phillips, Chief Executive Officer of Ras Al Khaimah Tourism Development Authority, disse: “Ganhar a candidatura para sediar a Copa do Mundo WMF 2023 é mais um marco em nossa estratégia de promover Ras Al Khaimah como destino de atletismo e grandes eventos esportivos e gostaria de agradecer à Federação Mundial de Minifootball por selecionar o emirado para sediar este prestigiado torneio, desejado por muitas cidades ao redor do mundo. Consideramos isso uma grande vitória para a comunidade, não apenas em Ras Al Khaimah, mas nos Emirados Árabes Unidos e na região mais ampla do Oriente Médio, e temos o total apoio de todas as partes interessadas na organização do que acreditamos ser o mais abrangente, colaborativo e engajada edição da Copa WMF até o momento.”

“Estamos extremamente orgulhosos de poder mostrar Ras Al Khaimah como um centro de esportes e turismo para uma nova demografia de visitantes, incluindo atletas da WMF Cup, suas equipes e milhares de fãs ávidos de minifutebol, com o emirado não apenas como lar de grandes eventos de esportes, mas uma ampla gama de atividades ao ar livre, incluindo atividades de aventura em Jebel Jais, a montanha mais alta dos Emirados Árabes Unidos.”

Filip Juda, Presidente da Federação Mundial de Minifutebol , disse: “Estou empolgado em anunciar que o torneio de 2023 será realizado em Ras Al Khaimah, um destino altamente atraente por vários motivos, incluindo seu histórico comprovado de grandes eventos esportivos. O que impressionou nosso painel de jurados foi a oferta turística atraente e diversificada do destino, facilidade de acesso para nossas equipes e fãs; e, mais importante, seu compromisso com a promoção do esporte na comunidade.

Outro fator decisivo na escolha do destino foi o compromisso assumido de destacar nos Emirados Àrabes Unidos e em toda a região a contribuição positiva para a socidade que a Copa do Mundo de Minifutebol de 2023 trará”.

“Gostaria de parabenizar a Autoridade de Desenvolvimento de Turismo Ras Al Khaimah (RAKTDA) por vencer a candidatura do torneio de 2023 e espero colaborar com a autoridade de turismo para preparar e entregar um evento excepcional que impressionará nossos membros, participantes e fãs.”

A Copa do Mundo de Minifootball WMF é um torneio bienal disputado pelas seleções masculinas seniores dos membros da Federação Mundial de Minifootball (WMF). O termo ‘minifutebol’ significa futebol de pequeno porte aberto a jogadores amadores, com competições da WMF focadas no desenvolvimento de jogadores, formação de equipes, jogo justo e inter-relações entre milhões de participantes de minifutebol em todo o mundo, com o número de jogadores crescendo significativamente nos últimos anos.

A última Copa do Mundo de Minifootball foi realizada em Perth, Austrália Ocidental, em 2019. Com o torneio de 2021, que deveria ser realizado em Kyiv, na Ucrânia, adiado devido à pandemia, Ras Al Khaimah está antecipando uma forte demanda dos torcedores que planejam para participar do evento de 2023.

Conhecido como o emirado da natureza, com vastos espaços ao ar livre, um clima atraente durante todo o ano, com temperaturas nas montanhas cerca de 10 graus mais frias do que em outros lugares dos Emirados Árabes Unidos, e uma infinidade de atrações turísticas que abrangem cultura e patrimônio, desertos, dunas e areia praias, além de atividades nas montanhas, incluindo a tirolesa mais longa do mundo, Ras Al Khaimah é o local ideal para visitantes de eventos esportivos. Com o destino servido por quatro aeroportos aéreos internacionais nos Emirados Árabes Unidos, incluindo o Aeroporto Internacional Ras Al Khaimah, é facilmente acessível a dois bilhões de pessoas.

As credenciais de Ras Al Khaimah como um destino seguro e focado na comunidade também desempenharam um papel na garantia da Copa do Mundo de Minifootball 2023, com os Emirados Árabes Unidos ocupando o sétimo lugar mundial em segurança geral no relatório de Competitividade de Viagens e Turismo de 2019 do Fórum Econômico Mundial.

O emirado também foi reconhecido por suas robustas iniciativas de saúde e segurança durante a pandemia, nomeado um destino seguro, certificado pelo Bureau Veritas, líder internacional em testes, inspeção e certificação e pelo WTTC (World Travel & Tourism Council) Safe Travels Stamp, enquanto os Emirados Árabes Unidos têm uma das maiores taxas de vacinação COVID-19 do mundo, com 98% da população.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários