Ícone do site Qual Viagem

Ras Al Khaimah: um emirado a ser descoberto

Os Emirados Árabes Unidos são um país formado por sete emirados – os mais conhecidos sendo Dubai e Abu Dhabi. Mas você já pensou em conhecer os outros? O emirado de Ras Al Khaimah é a nova aposta para o mercado brasileiro, para quem quer descobrir um destino diferente.

Foto por Divulgação / RAKTDA

Com atrativos para todos os tipos de viajantes, de famílias com crianças a casais em lua de mel, Ras Al Khaimah é considerado o emirado de natureza, por reunir a montanha mais alta do país, dunas de cor terracota e 64 km de praias intocadas no Golfo Pérsico. Está localizado no norte dos Emirados Árabes Unidos, a apenas 45 minutos de carro do Aeroporto de Dubai. Vale lembrar que não há qualquer tipo de restrição de viagem entre os emirados.

Confira alguns dos destaques de Ras Al Khaimah:

Cultura e experiências autênticas

Forte Dhayah. Foto por Divulgação / RAKTDA

Ras Al Khaimah tem mais de 7 mil anos de história, com uma impressionante herança cultural das tribos originais que formaram o emirado. Entre os locais históricos que podem ser visitados em Ras Al Khaimah estão 18 antigas fortificações, castelos e torres, como o Forte Dhayah.

Al Jazirah Al Hamra. Foto por Divulgação / RAKTDA

Visite também as mesquitas Mohammed Bin Salem e Sheikh Zayed, além do Museu Nacional, com um amplo acervo arqueológico. Outro destaque é a Al Jazirah Al Hamra, um antigo vilarejo que prosperou há mais de dois séculos graças à coleta de pérolas. Com a descoberta do petróleo, o negócio das pérolas foi abandonado, assim como o próprio vilarejo. Hoje, ele funciona como um museu a céu aberto, com as construções originais.

Sonara Camp Al Wadi. Foto por Divulgação / RAKTDA

Para uma experiência autêntica no deserto de Ras Al Khaimah, há diversos acampamentos inspirados no modo de vida das tribos beduínas, como o Sonara Camp Al Wadi, o Bassata Bedouin Camp and Desert Village e o Bedouin Oasis Camp. Você pode passar um tempo em um acampamento tradicional e aproveitar atividades únicas, como passeios de camelo e refeições típicas ao pôr do sol.

Aventura

Jebel Jais. Foto por Divulgação / RAKTDA

O emirado de Ras Al Khaimah soube aproveitar sua natureza privilegiada para a criação de atividades de aventura. Muitas delas têm como base o Jebel Jais, o maior pico dos Emirados Árabes Unidos, com 1.680 metros de altitude, na cadeia de montanhas Hajar.

Jais Flight. Foto por Divulgação / RAKTDA

Destaque para a mais longa tirolesa do mundo, a Jais Flight. São quase 3 km de extensão percorridos em um voo de quase três minutos, com direito a uma vista de tirar o fôlego sobre as montanhas. Os aventureiros também vão adorar o Jais Sky Tour, um conjunto de seis tirolesas em sequência.

Jais Sledder. Foto por Divulgação / RAKTDA

Outras atividades no Jebel Jais incluem trilhas pelas montanhas (a pé e para mountain bikes), via ferrata, o Jais Sledder (uma espécie de trenó sobre trilhos), o Jais Ropes Course (um desafiador percurso com cordas e pontes suspensas, semelhante ao arvorismo) e muito mais.

Praias e resorts

Foto por Divulgação / RAKTDA

Um mar cristalino de tom azul turquesa, faixas de areia branca e trechos de manguezais formam os 64 km de costa de Ras Al Khaimah. Por ali não faltam atividades aquáticas, como caiaque, passeios de barco, windsurf, esqui aquático e mergulho.

Fazenda de Pérolas Suwaidi. Foto por Divulgação / RAKTDA

Em Al Rams, a Fazenda de Pérolas Suwaidi honra uma tradição milenar do emirado – a pesca de pérolas. Os visitantes embarcam em um tour que vai contar um pouco sobre a história dessa atividade e podem ter a sorte de encontrar sua própria pérola.

Foto por Divulgação / RAKTDA

As praias de Ras Al Khaimah, de visual paradisíaco, são o endereço de uma série de resorts de luxo à beira-mar. Entre eles, estão o Waldorf Astoria Ras Al Khaimah, o Rixos Bab Al Bahr, o Hampton by Hilton Marjan Island, o The Ritz-Carlton Al Hamra Beach e o Radisson Resort Ras Al Khaimah.

Waldorf Astoria. Foto por Divulgação / RAKTDA

Um total de 16 novas propriedades hoteleiras devem ser erguidas até 2024, com um total de 3.525 novos quartos, sendo a maioria em hotéis e resorts cinco estrelas.

Sustentabilidade

Foto por Divulgação / RAKTDA

Apesar de já ser um destino consolidado para mercados como o Reino Unido e a Alemanha, Ras Al Khaimah ainda é pouco conhecido globalmente – o que faz com que ele seja um lugar muito mais tranquilo e exclusivo. Segundo Iyad Rasbey, diretor executivo do Ras Al Khaimah Tourism Development Authority, “nossa ambição é chegar a três milhões de turistas anualmente, mas estamos fazendo tudo isso de maneira sustentável e evitando o overtourism”. A ideia é fomentar uma indústria turística que seja sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social, e evitar o turismo de massa.

Mais informações em: visitrasalkhaimah.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / RAKTDA

Comentários

Sair da versão mobile