Raiatea, a primeira ilha povoada da Polinésia Francesa é um verdadeiro paraíso. O lugar tem uma paisagem tropical impressionante e, em uma área de menos de 170 km², apresenta, ao mesmo tempo, um território selvagem e cultural.
Segunda maior ilha da região, Raiatea é ideal para explorar tanto as belezas naturais quanto a cultura local. Na paisagem, prevalecem montanhas – algumas com mais de mil metros de altura -, jardins de coral, cachoeiras, crateras de vulcão, baías e um litoral recortado pela sombra dos coqueiros.
A ilha é conhecida como o berço dos deuses, abrigando ainda tesouros arqueológicos importantes como o templo Taputapuatea, berço da cultura ritualística dos poderes religiosos e políticos ancestrais da região – e até hoje um local de peregrinação.
Flora e fauna da ilha também chamam a atenção de seus visitantes. O Monte Temehani, por exemplo, abriga a tiare ‘apetahi (e cerca de 30 outras plantas endêmicas), uma flor que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Ela se tornou o símbolo de Raiatea. Esta flor em meio círculo, branca e delicada floresce somente de madrugada.
O destino também abriga o único rio navegável na Polinésia Francesa. Não deixe de fazer um passeio de canoa pela densa floresta tropical. Segundo contam as lendas locais, o rio teria sido o ponto de partida de todas as migrações polinésias para o Havaí e Nova Zelândia.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ AchimHB