O Distrito Metropolitano de Quito está presente na WTM Latin America 2025, um dos principais eventos do setor turístico da região, que acontece em São Paulo até 16 de abril. A participação tem como objetivo consolidar a presença do destino no mercado brasileiro, com foco na promoção de seus patrimônios culturais tangíveis e intangíveis.
Em 2024, Quito recebeu 9.486 turistas brasileiros, e a meta para 2025 é ampliar esse número em 2%. A estratégia inclui reuniões com operadoras, agências de viagem e imprensa, além da apresentação de experiências culturais autênticas, como o bordado tradicional, representado pela artesã Andrea Samaniego.
Segundo o coordenador de Promoção Internacional da Quito Turismo, Rubén Lara, estão concentrando o foco muito no lado natural, dos esportes de aventura e, acima de tudo, no tema cultural. “Estamos dando muita ênfase ao patrimônio tangível e imaterial, então é isso que estamos destacando atualmente, e achamos que o mercado brasileiro pode gostar desse tópico”.
Lara destaca também sobre a diversidade do destino: “o que enfatizamos é que, em um curto período de tempo, você pode estar na área histórica, depois na área moderna e depois na natureza”.
Segundo o coordenador, em breve a capital equatoriana contará com uma nova identidade visual, renovando a imagem do destino.
A gastronomia e os eventos tradicionais são outros pontos a serem destacados e que podem conquistar o público brasileiro, para Rúben Lara. “Em geral, nosso destino não é muito reconhecido como um destino gastronômico, mas existe a possibilidade de encontrar sabores únicos ali. Durante a Semana Santa, temos inúmeras atividades acontecendo que mostram que esse não é apenas um evento religioso, mas é também uma mistura de aspectos religiosos e tradicionais”, acrescenta.
Conectividade e metas
Hoje, o viajante brasileiro não conta com voos diretos para chegar até Quito, porém, o destino pode ser facilmente acessado via Panamá. “Não temos um voo direto, mas tudo é relativamente fácil. Temos três companhias aéreas que voam para cá via Lima e Bogotá e também pela Cidade do Panamá”, comenta o representante da Quito Turismo.
A participação na WTM reforça o posicionamento de Quito como um destino que combina história, cultura, natureza e gastronomia, com ações direcionadas ao público brasileiro. Quer saber mais? Confira matéria com as nossas descobertas da Capital do Meio do Mundo.
Texto e fotos por: Eliria Buso