O espírito das festas está com tudo em Quito, com diversas festividades, celebrações e eventos públicos que começaram essa semana e vão até o fim de dezembro. Las Fiestas de Quito comemoram a fundação da cidade, e este ano vão celebrar seus 482 anos de história. As celebrações começaram no dia 24 de novembro, com a escolha da nova Rainha de Quito (um concurso de beleza realizado todo ano), e seguem até o dia 6 de dezembro, quando as ruas, avenidas e praças da cidade ficam cheias das cores e alegrias da temporada de festas.
Este ano, a cidade vai oferecer várias peças públicas pela cidade, bem como 326 eventos, entre eles alguns que já são clássicos anuais.
A diversidade de pessoas e suas tradições, passadas de geração para geração, se refletem permanentemente em Las Fiestas de Quito. Turistas visitando a cidade durante essa época poderão aproveitar os tradicionais jogos de Quito, que acontecem em vários bairros pela cidade, incluindo corridas de carros de madeira e o Campeonato de 40, um tradicional jogo equatoriano de cartas.
Nesta segunda-feira (5), Quito celebra a Noche de las Plazas, uma excelente oportunidade para passear pelas diferentes praças da capital equatoriana e aproveitar a cultura da cidade ao ar livre. Várias praças têm celebrações diferentes, incluindo: Plaza de Santo Domingo, com uma celebração de Fiesta de Pueblo & Tropical, com um mix de músicos populares locais e bandas de marcial; a Plaza Grande, com a Serenata Quiteña, celebrando a música local; o Parque Urbano com a Fiesta Electronica, com música eletrônica e vários DJs; e a Plaza del Teatro, com a Fiesta Flamenca, com uma apresentação da artista espanhola de flamenco Rosario Flores.
Desfiles, danças populares, recriações teatrais de lendas locais, serenatas, exibições de arte, feiras gastronômicas e muitos outros eventos acontecem como parte das festividades.
O Natal é uma das mais esperadas e celebradas festas em Quito, como resultado da colonização católica. Durante o mês de dezembro, as ruas, boulevards, sacadas e igrejas são enfeitadas com decorações especiais, luzes e cenas natalinas, oferecendo aos visitantes locais e internacionais uma visão única da cidade. Todo ano a cidade realiza um concurso de cenas natalinas aberto ao público, que se esforça para criar a melhor cena natalina usando materiais ecológicos. A cena vencedora e as finalistas são exibidas no Centro Histórico até a metade de janeiro.
Além disso, a temporada de Natal oferece a oportunidade de explorar prédios que normalmente não estariam abertos ao público. É o caso de vários conventos e igrejas que, nessa época, abrem suas portas para que visitantes observem a arquitetura e os objetos que refletem a identidade e a cultura de Quito. Um deles é o convento Carmen Bajo, que é o lar das maiores e mais lindas cenas natalinas da cidade, com mais de 500 imagens. A cena natalina de quase 20 metros que adorna a cidade das alturas de El Panecillo também é imperdível.
Outro plano excelente para turistas é celebrar a Noche Vieja, ou Ano Novo, em Quito. Entre os vários rituais que acontecem para receber o novo ano está o Anõs Viejos, que consiste em fazer e depois queimar bonecas feitas com roupas usadas, papel ou madeira, que representam os eventos mais significativos do ano, tanto nacional como internacionalmente. O desfile e a seleção das melhores bonecas são uma visão e tanto. Depois que as melhores bonecas são escolhidas, elas são reunidas e queimadas no toque da meia-noite ao som de fogos de artifício e aplausos da um público festivo, animado para o Ano Novo.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto Divulgação