Ícone do site Qual Viagem

Quilombo e praias primitivas em Alcântara

Tenho certeza que muitos turistas brasileiros já ouviram falar do município de Alcântara, um dos mais importantes do Maranhão. É inegável a importância histórica e cultural do centro urbano dessa cidade. Igrejas, prédios, casario e ruínas que são testemunhos de uma época áurea. Fontes, museus, manguezal, gastronomia única cenários mágicos tornam a cidade um dos destinos turísticos mais completos do país.praia-alcantara-foto-adilson-zavarize-14-1

Mas Alcântara não se resume apenas em seu centro urbano. No interior do município praias desertas, revoadas de guarás, enormes áreas de proteção ambiental e dois destinos incríveis, merecem destaque. O primeiro deles é a praia de primitiva de Mamuna, que impressiona os visitantes, tanto pela preservação de suas areias e águas como pela intensidade e colorido de suas dunas avermelhadas.

O segundo,  é a região Quilombola de Itamatatiua. Levando-se em consideração seus aspectos culturais se constitui em verdadeiro refúgio de manifestações sem igual, destacando-se a brincadeira de tambor de crioulas integrada pelos moradores da localidade, tendo também a participação da população originária de povoados próximos.

A apresentação do tambor de crioula ocorre todo o ano, essa grande manifestação religiosa ocorre nos dias 14 e 15 de outubro, sendo de grande importância para o Quilombo, certamente em virtude de sua origem, cuja fé popular atribui as terras onde está localizada a comunidade de posse de Santa Thereza, sendo os moradores seus guardiões.

O artesanato em argila manufaturado pelas mulheres quilombolas é reconhecido internacionalmente, graças principalmente a tradicional forma com que os produtos são elaborados, feitos de maneira completamente manual.

Existem várias técnicas de fabricação de peças, uma das mais antigas e interessantes é a moldagem utilizando serpentinas de argila, as artesãs mais antigas a dominam com precisão. O Brasil precisa conhecer e visitar essas duas maravilhas escondidas no recortado litoral norte maranhense. Confira!

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. Enviado especial ao Maranhão

Fotos por Adilson Zavarize

Comentários

Sair da versão mobile