Os arredores de Lisboa guardam atrações imperdíveis, como os belos palácios de Sintra e o litoral de Cascais e Estoril. Nessa mesma região, um destino um pouco menos conhecido, mas que também vale a visita, é Queluz, cidade localizada a menos de 15 km do centro da capital portuguesa.
No início do século XVIII, Queluz era uma típica paisagem bucólica, quando foi ordenada ali a construção do palácio de verão da família real. Erguido entre 1747 e 1760, o Palácio Nacional de Queluz encanta por sua beleza e é um dos melhores exemplares da arquitetura portuguesa dessa época. A corte permaneceu nesse palácio de 1794 até a partida da família real para o Brasil em 1807. Foi no Palácio de Queluz onde nasceu e morreu D. Pedro I.
O estilo rococó predomina na fachada e também nos belos espaços internos, que abrigam uma importante coleção de artes decorativas portuguesas, como móveis, tapeçaria, azulejos e pinturas – itens que, em grande parte, pertenceram à família real. Ao redor, os jardins históricos do palácio também se destacam, com traçados geométricos, lagos, fontes e esculturas ao estilo dos palácios franceses.
Queluz é um passeio bate e volta imperdível a partir de Lisboa. O trajeto entre as duas cidades pode ser feito de carro, ônibus ou trem. Tanto o palácio quanto os jardins podem ser visitados todos os dias, das 9h às 19h. O ingresso para a visita completa custa 10 euros (bilhete adulto). Por um custo extra, também são oferecidas visitas guiadas diariamente, em horários fixos.
Mais informações em: parquesdesintra.pt
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / JoseIgnacioSoto