logo

Telefone: (11) 3024-9500

Queima das Fitas de Coimbra revive tradição em Portugal | Qual Viagem Logo

Queima das Fitas de Coimbra revive tradição em Portugal

5 de maio de 2017

Os universitários de Coimbra, em Portugal, já estão prontos para a semana mais esperada do ano, quando é realizada a Queima das Fitas. Conhecida como a “festa dos estudantes” é a ocasião em que cada um veste as cores da faculdade e celebra o fim do ano letivo com muita euforia, marcando uma etapa gloriosa da vida estudantil. Os turistas também podem desfrutar do clima de alegria, das divertidas tradições e das atividades especiais, que incluem shows, festas e saraus.

Foto por Emanuele Siracusa

Foto por Emanuele Siracusa

A tradição teve início em Coimbra, onde acontece a maior semana acadêmica do país e, com o tempo, tornou-se um espetáculo de cor e alegria. Lá, as comemorações só começam depois da Serenata Monumental, quando toda a Academia veste trajes negros e se mantêm em silêncio para ouvir o show das guitarras e do fado em frente à escadaria da Sé Velha.

Este ano, a Queima das Fitas de Coimbra será realizada entre de hoje, dia 5, e 12 de maio e contará com shows de James Arthur, Kaiser Chiefs e DJ Nicky Romero, entre outros.

Um dos principais eventos é o cortejo acadêmico, em que os estudantes festejam nas ruas com muita cerveja e vinho. Enquanto alunos mais velhos ficam em cima dos cerca de 100 carros alegóricos que saem da Universidade de Coimbra, estudantes e visitantes os seguem pelas ruas junto aos formandos, que aproveitam sua última festa da vida estudantil e seu adeus à cidade.

A Ceia dos Boêmios, por sua vez, é uma reunião informal em que os “boêmios” transmitem aos novatos seus ensinamentos e experiências acadêmicas em um ambiente de pura irreverência. O Sarau Acadêmico é uma grande apresentação com o trabalho cultural, musical e teatral desenvolvido pelos estudantes da Associação Acadêmica de Coimbra. Já o Baile de Gala das Faculdades é uma magnífica festa, com todo o esplendor que o nome sugere.

Foto por Emanuele Siracusa

Foto por Emanuele Siracusa

Outro momento importante é aquele que deu nome à festa: a queima das fitas, que os estudantes têm atadas às pastas de livros e cadernos. Aqueles que vão ingressar em seu último ano deixam que as fitas, que levam a cor do curso, tenham suas pontas chamuscadas, recebendo então fitas maiores e mais largas, em um ato que simboliza a proximidade do fim do curso. Os formandos, por sua vez, assinam cada uma de suas fitas para seus amigos, família e professores. Alguns deles vão mais longe e também rasgam os trajes típicos e os amarram pela cidade, em postes, janelas e afins.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque: Turismo do Centro de Portugal

Comentários