La Piccola Roma, como é conhecida pelos italianos, Verona, é a maior cidade da região do Vêneto, com cerca de 260 mil habitantes. Sua grande atração fica por conta do casal mais famoso da literatura mundial, Romeu e Julieta. Isso porque, William Shakespeare escolheu Verona como cenário de sua obra e a aura romântica da história ainda paira por cada canto.
Atravessando a antiga ponte romana Pietra, com a vista de várias torres e igrejas do outro lado do rio Adige, consegue-se entender uma suposta inspiração de Shakespeare. A cidade também abriga um anfiteatro romano, mais antigo que o Coliseu, e hospeda um festival de ópera em agosto.
Na cidade, as principais atrações turísticas ficam concentradas numa área, facilitando conhece-la à pé. Um dos pontos que não pode deixar de ser visitado é o Castelvecchio. O castelo medieval hoje em dia abriga um museu e é composto de um complexo que inclui a fortificação da idade média e também a Ponte do Castelo, que cruza o rio Ádige.
E para os mais românticos, a Casa di Giulietta é parada obrigatória. A entrada é marcada por mensagens deixadas por viajantes nas paredes. Você também pode subir no balcão da casa dos Capuleto, onde, segundo contam, Julieta teria aparecido para Romeu. Também na Via Cappello, a Porta Leoni é um dos antigos portões romanos.
Por fim, não deixe de visitar o centro vivo da cidade, com construções medievais cor-de-rosa – característica de Verona. No centro da praça há a Fontana di Madonna Verona e o mercado de alimentos e artesanato. E a Duomo, catedral em estilo romanesco e gótico; em sua porta há a obra de Titan “Assunzione”.
Como chegar
A Alitalia permite que os brasileiros voem até Verona com conexão em Roma. Outras companhias realizam o trajeto com paradas nas grandes cidades europeias.
Onde ficar
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Xantana