Terra dos vinhos, da boa gastronomia e de muita história, Portugal pode surpreender também por suas incríveis atividades de natureza em meio a paisagens deslumbrantes. Destinos ainda pouco explorados pelos turistas reservam experiências únicas, como caminhar por vulcões inativos, tomar banho em águas termais, avistar baleias, descobrir praias de naturismo, pedalar por vinícolas, conhecer vilas medievais e saborear queijos de cabra locais.
A operadora de turismo sustentável Go Barefoot oferece quatro roteiros para explorar Portugal de forma ativa e recheada de aventuras.
Aventura em Açores
As ilhas vulcânicas do arquipélago de Açores guardam paisagens apaixonantes, formadas por gêiseres, lagos vulcânicos e colinas muito verdes. Mais de 60 trilhas seguras estão espalhadas pelo arquipélago, convidando para caminhadas. Vale à pena caminhar pela freguesia de Sete Cidades, localizada no centro de uma cratera vulcânica, ou pelas vilas de Faial da Terra e Sanguinho; observar baleias cachalote e golfinhos, tomar banho nas quentes águas termais e cachoeiras, visitar vinícolas, experimentar o típico cozido, visitar o Centro de Interpretação do Vulcão Capelinhos e, claro, tirar muitas fotos nos incríveis mirantes que o relevo oferece.
Trilhas da Costa Vicentina
Praias quase desertas e diversas espécies da flora e da fauna se escondem na faixa litorânea do Algarve e do Alentejo conhecida como a Costa Vicentina. Localizada dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano, a região guarda uma natureza ainda preservada. O roteiro por lá propõe uma trilha a cada dia, levando você a descobrir novas praias, vilas, recantos pesqueiros e natureza exuberante. As trilhas têm de 6 a 20km e nível intermediário.
Aldeias do Xisto
Entre serras majestosas estão as 27 aldeias do Xisto, um dos mais bem guardados segredos de Portugal, que guardam regiões preservadas, iguarias gastronômicas, artesanato típico e um povo acolhedor. Por lá o tempo passa devagar e é possível experimentar o melhor do turismo rural local. Trilhas de nível intermediário e avançado por entre as casinhas de xisto e pelas montanhas permitem que toda a visita seja feita à pé. Durante a aventura é possível saborear delícias da região, como queijo de cabra e pães assados no forno, avistar javalis e veados e tomar um banho de rio.
Cicloturismo pelo Vale do Douro
Conhecer a famosa rota do vinho do Porto de bicicleta pode ser uma aventura inesquecível. O passeio por caves e vilas rurais seculares, emoldurado por paisagens surpreendentes, reveza esporte e descanso. Depois de um longo dia de pedaladas, caminhadas e imperdíveis degustações, charmosos hotéis boutique e spas em vinícolas aguardam para o merecido descanso.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque via gobarefoot.travel/