A Chapada dos Veadeiros possui basicamente duas estações no ano: época das chuvas e da seca.
ÉPOCA DAS CHUVAS
Período: outubro a maio.
Tente evitar esses meses. Além da chuva ser um empecilho para a realização de alguns passeios, a água pode ficar barrenta e perder todo o seu encanto.
Durante esse período, o fenômeno natural tromba d’água, que é o aumento do volume de água repentino, é real. Se estiver de viagem marcada na época das chuvas, procure realizar os passeios com guias locais. Não ignore os perigos da força da água, evitando assim possíveis acidentes.
Nesse link é possível ler uma matéria sobre uma tromba d’água que assustou os turistas que visitavam a cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante. Os turistas afirmaram que tudo terminou bem graças à experiência dos guias locais. Caso contrário, eles poderiam ter sido arrastados pela correnteza.
O Vale da Lua, por exemplo, fica com um nível de água bem elevado na época das chuvas. Existem casos de pessoas que perderam a vida devido ao fenômeno natural.
ÉPOCA DA SECA
Período: abril a setembro.
Essa é a melhor época para visitar a Chapada. As águas ficam ainda mais cristalinas e você não corre o risco de ter o passeio cancelado pelas chuvas.
Os dias ensolarados e o céu azul formam o cenário perfeito para curtir as atrações da região.
Atenção: Nessa época qualquer faísca pode se espalhar rapidamente e começar um incêndio. Por isso, jogue a bituca de cigarro em locais apropriados e não faça fogueiras.
CLIMA
A temperatura média anual é de 25° C, podendo alcançar até 40° C na primavera. O clima predominante é o tropical sazonal, de inverno seco.
ENCONTRO DE CULTURAS TRADICIONAIS DA CHAPADA DOS VEADEIROS – JULHO
Visitar a Chapada durante o período do Encontro de Culturas Tradicionais pode ser uma experiência única.
O encontro começou em 2001 e, desde então, é a marca registrada da vila de São Jorge nesse mês, com a presença de grupos de cultura popular de todo o país.
Espere encontrar apresentações culturais, alvoradas, oficinas, rodas de prosa, exibição de filmes e exposições. As ruas ficam movimentadas, coloridas e repletas de luzes.
Clique aqui para consultar a data do evento no ano da sua visita.
Por Modo Férias
Blog: www.modoferias.com.br
Instagram: @modoferias Facebook: /modoferias
- Onde ficar em Fernando de Noronha - 29 de maio de 2018
- Moscou: como chegar - 2 de maio de 2018
- Cidade do Cabo: quando ir - 21 de março de 2018