Localizado no ponto mais meridional, no extremo sul de Bakit, na Indonésia, Uluwatu é um desses lugares lindos e exóticos que desperta aquela vontade imensa de viajar dentro de qualquer um.
A região é bem conhecida devido ao templo que está situado em cima de uma falésia à beira-mar, a cerca 250 metros do Oceano Índico, o Pura Luhur Uluwatu, um dos seis principais templos do país. Os indonésios acreditam que são os pilares de Bali.
O templo impressiona com o tamanho e estrutura. Com construção datada da era megalítica, o edifício guarda diversas estátuas de deuses hindus, e é o principal lugar de adoração a Siva Rudra, a divindade hindu balinesa de todos os elementos e aspectos de vida no universo.
Além disso, há uma floresta de macacos ao redor de Pura Luhur e, segundo as crenças locais, são os animais que os protegem de maus espíritos e influências. No meio do passeio é possível encontrar com diversos macaquinhos e é até possível dar alimentos para eles, como bananas e amendoins. Vale lembrar que alguns objetos acabam chamando a atenção deles, como óculos de sol, correntes, câmeras fotográficas e celulares.
A cada seis meses são realizadas celebrações em comemoração ao aniversário do templo, de acordo com o ciclo balinês. A família real de Jro Kuta, que é a guardiã do templo, fica a encargo de realizar os eventos.
Para visitar o templo de Uluwatu, de sul a norte, é necessário mais de uma hora de caminhada. Existem diversos pontos durante as trilhas que vão fazer o visitante parar para admirar ou tirar uma selfie. O melhor horário para visitar o local é no finalzinho da tarde, já que é em Pura Luhur que se tem a melhor visão do pôr-do-sol.
Diariamente são realizadas as kecak, icônicas danças balinesas que são apresentadas enquanto o sol se põe. Geralmente o valor do show já está incluso no pacote que o turista compra ao visitar o templo. As kecak acontecem entre 18h e 19h.
Não há guias no local, já que o templo é um lugar de adoração e culto, vale lembrar que, para entrar em diversos locais religiosos em Bali, é necessário que homens e mulheres usem sarongue – um saiote para cobrir a parte inferior do tronco.
Para chegar até o templo não há nenhum transporte, é necessário comprar o pacote do passeio com o transfer ou ir de táxi.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por asab974