Puerto Varas é a porta de entrada para quem quer conhecer a região dos Lagos Andinos entre o Chile e a Argentina. Situada no sul do Chile, às margens do Lago Llanquihue e próxima aos vulcões Osorno e Calbuco, essa pequena cidade, assim como Pucón, vem se destacando como um centro de ecoturismo e esportes de aventura.
As atividades mais procuradas nesta região são o rafting no Rio Petrohué, o canyoning no Rio Blanco e o trekking nos vulcões e nos Parques Nacionais Alerce Andino e Vicente Perez Rosales, além de visita aos saltos do Petrohué. A melhor época para conhecer Puerto Varas é no verão, quando as temperaturas estão mais amenas e os dias mais longos, permitindo atividades ao ar livre.
Também nessa época, o passeio de barco pelo Lago Llanquihue pode propiciar belas imagens do Vulcão Osorno, principalmente se o dia estiver ensolarado. Já no inverno, o principal atrativo é a estação de esqui do Vulcão Osorno. À noite, além de bons restaurantes, você pode aproveitar para arriscar algumas fichas no Cassino Dreams Puerto Varas.
Puerto Varas, junto ao Lago Llanquihue e fundada em 1854 por imigrantes alemães, é o melhor local para visitar a belíssima região de lagos e vulcões. Possui boa infraestrutura turística como hotéis, bares e centros comerciais. Nossa dica de hospedagem em Puerto Varas é ficar no tradicional hotel Cabanãs Del Lago, o mais bem estruturado e na “cara do gol”, praticamente às margens do Lago Llanquihue e com vista privilegiada do Vulcão Osorno.
Outras atrações bem pertinho de Puerto Varas
Nas proximidades, existem outras cidades bem graciosas, como Frutillar – já citada na matéria anterior – e Puerto Octay. Toda a região é de colonização germânica desde 1850, com a arquitetura das construções de madeira centenárias e bem conservadas.
Cada um dos passeios a Frutillar e Puerto Octay (ao norte) e a Petrohue e ao Parque Nacional Vicente Perez Rosales (na direção oeste, pela estrada para Bariloche, na Argentina) pode ser feito em um dia, com tranquilidade. À noite você estará de volta para jantar em Puerto Varas.
Parque Nacional Vicente Rosales
Fica a 70 km de Puerto Varas pela Ruta 225, direção de Ensenada, depois direção de Petrohué, junto ao Lago de Todos Los Santos. Há ônibus de Puerto Varas até o Parque, mas o carro é mais prático. Há várias trilhas curtas que podem ser percorridas sem dificuldade e que conduzem ao Lago de Todos Los Santos, de linda cor esmeralda, e aos saltos do Rio Petrohué, com o Vulcão Osorno ao fundo. Existem também trilhas para trekking de vários dias. Na região existem bons programas de turismo de aventura, um deles é praticar o rafting com a empresa Alsur Expediciones, que oferece um serviço especializado.
As belezas de Frutillar
É uma encantadora cidadezinha de colonização alemã, com 15 mil habitantes, a 25 km de Puerto Varas, também às margens do Llanquihue. Tanto em Frutillar como às margens da estrada entre as duas cidades, vemos diversas casas em estilo germânico, sempre de madeira e muito graciosas. Algumas são sedes de pequenas propriedades rurais.
Frutillar tem uma das mais belas vistas do lago e do Vulcão Osorno e é um lugar agradável para passear. Sua principal atração é o Museo Colonial Alemán, onde se pode conhecer uma casa em tamanho natural, mobiliada como na época da colonização, com oficinas e até um moinho hidráulico igual aos utilizados pelos primeiros colonizadores (Av. Vicente Perez Rosales, esq. c/ Arturo Prat).
Em Frutillar, comida e arte se unem para uma rica experiência
Outra experiência incrível é realizar um almoço na bem estruturada e colorida Casa Maquis. A propriedade, que fica a 10 minutos da área central de Frutillar, é coordenada por duas mulheres super bem resolvidas psicologicamente. Uma é científica, artista e cozinheira, e a outra gestora cultural, cozinheira e artista da música e de expressões. O local reúne de maneira harmônica cozinha, gastronomia, música, arte e experiências sensoriais.
No local você terá vivencias únicas. Comida produzida no local, incluindo a participação dos visitantes. A cozinha é totalmente sustentável. As idealizadoras são Maqui Cáceres, que abre sua casa junto à musicista Martina Venegas. Na decoração colorida e harmonizada, a cozinha é o ponto de encontro e união de desafios e uma espécie de treinamento, onde através do preparo de comidas os participantes se conhecem melhor, se expressam de maneira coletiva e têm a harmonização das bebidas e de uma música suave.
No quintal da casa, horta e pomar onde se privilegia o contato com a natureza e a harmonia de cores e sabores, enfim uma grata surpresa no sul do Chile. Vale a pena realizar meio dia de experiência nessa casa cenário, espiritual e conceitual.
Puerto Octay e suas belas casas de madeira
A 50 km de Puerto Varas, na extremidade norte do lago, Puerto Octay é outro povoado fundado por colonos alemães, ainda menor do que Frutillar – sua população é de apenas 10 mil habitantes. A cidade tem o privilégio de oferecer as melhores vistas do lago e dos vulcões Osorno, Pontiagudo (facilmente reconhecível por sua forma) e Calbuco. Além de suas antigas casas de madeira semelhantes às de Frutillar, possui um pequeno museu colonial com objetos, ferramentas e móveis de época.
Rafting com a Alsur Expediciones em Petrohué
A aldeia de Petrohué é minúscula e não tem nada de especial, mas é de onde saem os barcos que navegam pelo Lago de Todos los Santos, de águas cor de esmeralda, considerado o mais belo da região.
Os barcos deixam o povoado às 11h, porém, é melhor chegar antes das vans de excursão e garantir seu lugar, principalmente na alta estação. Os passeios podem tomar apenas duas horas ou se estender até o final da tarde. Os mais longos incluem almoço em Peulla, um lugarejo às margens do lago.
Indicamos a empresa Alsur Expediciones para realizar o rafting pelo Petrohué. Os profissionais são bastante experientes e muito bem treinados. Numa descida de aproximadamente 1h10, os participantes recebem treinamento completo, descem o rio com águas geladas, que nessa época têm temperatura por volta de 18ºC, e enfrentem as ondas, a correnteza e as pedras do rio que corre forte com suas águas transparentes. É possível vislumbrar imagens cinematográficas, tanto nas margens, como na descida do rio propriamente dita.
Bariloche bem pertinho
Há um passeio famoso oferecido pelas agências de viagem locais, em parte por terra, em parte cruzando os vários lagos, em territórios chileno e argentino. Sobe na van, desce da van, embarca, cruza um lago, embarca de novo na van, toma outro barco e assim vai até chegar a Bariloche. Não é preciso dizer que as vistas e o próprio passeio são espetaculares e obviamente, caros.
Porém, há ônibus diretos para Bariloche por muitíssimo menos, mas inteiramente por estrada de rodagem. Essa viagem você pode fazer também de carro. São uns 350 km. Todo o caminho é asfaltado. Como você atravessará trechos de montanha e terá que encarar as formalidades de alfândega e imigração, calcule pelo menos umas cinco horas de viagem.
Rotas dos mais importantes vulcões
Um dos vulcões mais escalados a partir de Puerto Varas é o Osorno. Não é necessário ser um alpinista experiente para fazer esse passeio, mas é preciso passar por uma agência especializada e realizar essa aventura acompanhado de um guia e com equipamentos adequados. No inverno, os cuidados devem ser redobrados e serão necessários apetrechos especiais.
Osorno e o imponente forte
Osorno é uma cidade maior, com 130 mil habitantes. Não tem nada de especial. O nome, porém, confunde muita gente: não é o lugar ideal para conhecer os lagos. Sua principal atração é o forte Reina Luisa, construído no final do século XVIII. Merece apenas uma rápida visita se você estiver indo ou voltando de carro de Santiago.
Chiloé
Chiloé é um arquipélago ao sul do Chile, formado por 30 ilhas, sendo a maior a Ilha Grande de Chiloé, onde ficam as cidades de Castro e Ancud, os dois principais centros urbanos da região e que servem de base para o turismo local. Só como exemplo, ao lado de cenas pitorescas de rebanhos de gado e ovelhas, há em Chiloé um grande conjunto de igrejas (feitas de madeira e construídas entre os séculos XVIII e XIX), que foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO. A dica é ir de manhã e voltar à noite.
Quem leva
Você pode comprar pacotes para o sul do Chile diretamente com as seguintes empresas no Brasil: cvc.com.br, flot.com.br e adventureclub.com.br. Ou, se desejar um roteiro mais personalizado, pode contar com todo o expertise da patagoniaexperience.com.br.
Onde ficar
Cabanã del Lago, em Puerto Mont – hotelcabanadellago.cl
Mais informações em: chile.travel / sernatur.cl
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou a convite da Sernatur e do Governo Regional de Los Lagos, com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.
Fotos por: Cláudio Lacerda Oliva / @Libre Por La Vida