Para quem deseja viajar com animais de estimação para fora do país, o Governo Federal divulgou novas regras para a emissão do passaporte brasileiro para cães e gatos.
O documento substitui os atuais certificado sanitário internacional e o atestado de saúde para trânsito dos pets. O dono deverá decidir se irá aderir ou não aos documentos anteriores.
O passaporte para trânsito de gatos e cães será emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O documento terá dados obrigatórios, como nome e endereço do dono do animal, descrição do mascote, dados de vacinação e exame clínico fornecidos por um médico veterinário. A foto 5×7 do bichinho não será obrigatória. O texto publicado será expedido em português, inglês e espanhol. O passaporte será válido em países que aceitam o documento.
Antes de fazer o passaporte, o proprietário deve procurar um veterinário em um estabelecimento especializado para implantar um microchip no mascote. Do tamanho de um grão de arroz, o produto fica sob a pele do animal. O objetivo é facilitar sua identificação em qualquer país.
Informações: www.agricultura.gov.br