Os produtos chilenos como vinho e salmão já são bastante conhecidos entre os brasileiros e são considerados um atrativo à parte na hora de visitar o país.
Seja para conhecer sua produção ou criadouro, ou mesmo para degustar essas delícias em um tour gastronômico, cada vez mais os turistas buscam explorar esse viés por lá. E um bom programa para quem não dispensa essas atividades mais voltadas aos sabores de um lugar é conhecer a produção de trufas do Chile. Essas iguarias, famosas principalmente em destinos europeus como Itália e França, nada mais são do que cogumelos comestíveis pertencentes ao gênero Tuber.
Esses fungos vivem naturalmente em simbiose (benefício mútuo) nas raízes de certas espécies de árvores e arbustos da floresta e, portanto, as trufas crescem e amadurecem abaixo da superfície do solo, geralmente entre 10-15 centímetros, embora às vezes possam chegar a 35, e até mesmo emergir leve mente na superfície do solo. Segundo a Associação de Truficultores de Chile, atualmente a principal trufa cultivada no país é a Trufa Negra (Tuber melanosporum), que é cultivada entre a Cordilheira dos Andes e a costa do Oceano Pacífico. Mas há também duas outras variedades de trufas comestíveis sendo cultivadas em território chileno: a trufa de verão (Tuber aestivum) e a trufa branca (Tuber borchii), com alguns pomares do país e em estágio inicial de desenvolvimento.
O destino se destaca na produção do chamado “diamante negro” da gastronomia principalmente em razão de fatores como: condições climáticas favoráveis, formação geográfica e técnicas avançadas de produção.
A trufa negra é um ícone da alta gastronomia porque é escassa e proporciona um sabor e aroma in tensos e incomparáveis que combinam as propriedades da terra, da vegetação, da água e do clima do seu habitat. E, no Chile, a província de Ñuble é hoje o berço deste produto. A 400 quilômetros ao sul de Santiago, a Katankura (tiendakatankura.com) é uma empresa que se destaca na produção e comercialização de produtos trufados. Pioneira tanto na comercialização, quanto exportação dessa iguaria, atualmente a empresa tem o maior volume de trufas negras do país.
A empresa desenvolveu, ainda, uma série de produtos gourmet à base de trufas negras, como óleos de trufas, redução do aceto balsâmico trufado, patês de morchelas, trufas em conserva, entre outros, oferecendo uma experiência completa para quem quer experimentar a iguaria.
Texto por: Eliria Buso
Fotos: Divulgação