Na fronteira da Áustria com a Suíça, Liechtenstein é um pequeno país que atrai turistas do mundo inteiro principalmente para praticar esportes de inverno. Escondido nos Alpes, o principado é o sexto menor país do mundo e tem menos de 40 mil habitantes.
Sua capital, Vaduz, é bastante conhecida como paraíso fiscal, mas também guarda interessantes atrações, como o castelo onde vive a família real e as inúmeras parreiras de uva – o vinho, aliás, é um dos produtos tradicionais do lugar.
Na cidade, um passeio deve incluir visitas à Catedral e ao Palácio do Governo, assim como Prefeitura, Nova Casa do Parlamento, a Casa Vermelha – um prédio do século 15 que hoje é a sede de uma das principais vinícolas do país – e os museus de Arte Contemporânea, do Selo, Nacional e o do Esqui. Ainda em Vaduz, não deixe de visitar a rua Städtle, com obras espalhadas a céu aberto.
O castelo Schloss Vaduz não é aberto a visitação, porém, estando no ponto mais alto da cidade, funciona como cartão-postal da cidade – sendo perfeito para fotos. Os melhores ângulos estão no lado oeste de Vaduz, onde é possível observar a construção, além de todo o Vale do rio reno e os picos nevados dos Alpes.
A menos de 10 minutos da capital de Liechtenstein, Triesenberg é uma cidadezinha pitoresca que vale uma visita. Com casas em estilo alpino e paisagem com vistas incríveis das montanhas nevadas e do vale do Reno, sua grande atração é a igreja de St Joseph que domina a paisagem com sua cúpula chamativa.
E para quem gosta de esquiar, a dica é conhecer Malbun, a unica estação de esqui do país. Próximo a Triesenberg, o lugar é perfeito para os iniciantes no esporte, que precisam aprender em solos menos curvados como nos Alpes Suíços. Na única rua de Malbun estão: hotéis e restaurantes, além. é claro, do lift e das pistas de esqui.
Como chegar
Liechtenstein pode ser facilmente acessado via Zurique ou Innsbruck, na Suíça. O país vizinho conta com trens que levam até Vaduz.
Onde ficar
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ mikolajn