Para a alegria de quem adora as temperaturas mais quentes, a primavera começa no próximo dia 23. Além disso, a estação é conhecida por colorir as cidades com flores e frutas, deixando as ruas mais alegres e cheirosas. Já que ainda não é a alta temporada, a dica é aproveitar esta época para viajar. Confira a lista de parques floridos criada pela equipe do Peixe Urbano e curta os destinos:
Amantikir Garden (Campos do Jordão – SP)
Localizado no alto da Serra da Mantiqueira, a área de 35 mil m² possui 22 jardins e cerca de 800 espécies de plantas. O mais legal é que o parque reutiliza materiais descartados de obras, como plantas paisagísticas, por exemplo, buscando causar menor impacto ambiental.
Jardim Botânico (Rio de Janeiro – RJ)
Situado na Zona Sul da cidade, o parque possui um acervo de cerca de 9 mil espécies botânicas. Muitas delas importadas e até ameaçadas de extinção. O espaço também conta com construções históricas e uma biblioteca especializada no assunto. Quem quiser ainda pode dar uma esticadinha até o exuberante Parque Lage, que fica pertinho de lá. O local também é arborizado e tem trilhas que levam ao Corcovado.
Jardim Botânico (Curitiba – PR)
É um dos pontos turísticos mais visitados do município e foi criado em 1991. O espaço conta com um tapete de flores na entrada, estufas de vidro estilo Art nouveau e exposições de diversas espécies botânicas nacionais e internacionais. Outra atração é o Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros onde o visitante percorre de olhos vendados, para experimentar os demais sentidos com mais atenção, tateando as plantas, ouvindo os sons e sentindo os aromas.
Lago Negro (Gramado – RS)
A região foi criada após um grande incêndio destruir parte da mata que existia ali. Para conter o fogo, residentes abriram uma fenda no chão, onde mais tarde seria transformada em um lago artificial. Apesar de possuir uma história triste, o local é um dos destinos mais conhecidos de Gramado. Com águas escuras, o lago reflete as diversas árvores, além das hortênsias e azaleias que se revezam nas épocas do ano.
Campos de Holambra (Holambra – SP)
Conhecida como a “Cidade das Flores”, não há como deixá-la de fora da lista. O município paulistano conta com um visual europeu, inspirado na Holanda, com moinhos e casas coloridas. É responsável por grande parte da produção de flores do Brasil. Durante a primavera, os parques, ruas e estufas ficam repletas das mais variadas espécies e cores de plantas. Também nesta época, acontece a Expoflora, maior feira de flores da América Latina.
Festa de Flores e Morangos (Atibaia – SP)
Com o intuito de promover a produção rural do município, que é é responsável por cerca de 25% da produção nacional de flores, o evento atrai mais de 100 mil pessoas para o Parque Edmundo Zanoni. Os visitantes podem conhecer as novas espécies e comprar flores e morangos diretamente dos produtores. Além disso, diversas atrações como shows e exposições são distribuídas entre os dias 30 de agosto e 22 de setembro.
Mais Informações: www.peixeurbano.com.br
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por dabldy